9 de fev de 2018

Desempenho da indústria recua em 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física

GIRO ECONÔMICO

Dos 15 locais analisados pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), 12 tiveram expansão no índice acumulado em 2017, que fechou o ano com crescimento de 2,5% na média nacional. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O destaque de crescimento foi o Pará, com 10,1%. Também apresentaram crescimento acima da média nacional as localidades de Santa Catarina (4,5%), Paraná (4,4%), Rio de Janeiro (4,2%), Mato Grosso (3,9%), Amazonas (3,7%), Goiás (3,7%) e São Paulo (3,4%). Ceará (2,2%), Espírito Santo (1,7%), Minas Gerais (1,5%) e Rio Grande do Sul (0,1%) também fecharam o ano com resultados positivos. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento de 2,5% em dezembro foi o maior desde julho de 2011, quando o índice ficou em 2,8%.

A Bahia teve a maior queda (-1,7%) e, incluindo Pernambuco (-0,9%) e a região Nordeste (-0,5%), onde são computados os dados do Maranhão, foram os únicos decréscimos acumulados em 2017. 

Qualificação  - Dezoito empresários concluíram o Projeto de Gestão e Inovação para Micro e Pequenas Empresas Industriais, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e executado no Maranhão pela Federação das Indústrias (Fiema). Os participantes da capacitação foram atendidos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), graças aos subsídios concedidos pelos apoiadores do projeto, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). 

Carnaval  - O advogado Carlos Sérgio Barros entende que a Instrução Normativa baixada pelo Tribunal de Constas (TCE) para impedir prefeituras que estejam com salários de servidores em atraso de realizar festas de carnaval. Segundo ele, se isto for confirmado causará enormes prejuízos para o turismo estadual, em especial dos municípios que estavam se preparando para receber visitantes e agora terão de suspender suas programações, o que vai afetar também a atividade comercial nestas cidades. 

Praças - Salvo melhor entendimento, o Iphan bem que poderia deixar para Quarta-Feira de Cinzas a inauguração das praças requalificadas no entorno da Estação Ferroviária da Avenida Beira Mar, pois, estando no corredor da folia do carnaval, e provável que terça-feira já estejam maltratadas. 






Na solenidade de encerramento das ações do Projeto de Gestão e Inovação para Micro e Pequenas Empresas Industriais, o vice-presidente da Fiema, Celso Goncalo, entregando à Panificadora Pão e Leite o troféu de empresa inovadora


Porto
- Atendendo pedido do Ministério Público, a Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís concedeu liminar em Ação Civil Pública para obrigar a empresa WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda a paralisar imediatamente as obras de implantação do Terminal Portuário de São Luís, sob pena de multa diária de R$ 50 mil. O empreendimento está sendo construído na região do Golfão Maranhense, mais precisamente na localidade Cajueiro, na Vila Maranhão, zona rural de São Luís. 

Concursados  - Centenas de pessoas que passaram no concurso público para a Prefeitura de Amarante não estão conseguindo exercer suas funções por conta de uma disputa na Justiça, embora haja decisão do Tribunal de Justiça favorável à nomeação dos concursados. O concurso teve como finalidade o preenchimento de cargos de vigia, auxiliar de serviços gerais, enfermeiros, professores nível 1, biólogos e outros. A pendência a ser resolvida é em relação aos concursados que concorreram a cargos para Enfermagem.

Nenhum comentário: