6 de fev de 2018

Empresas do setor de turismo no Maranhão já podem fazer seu cadastramento no Cadastur pela via eletrônica

GIRO ECONÔMICO

O Maranhão conta, desde quinta-feira (1°), com a nova versão do cadastro de prestadores de serviços turísticos, o Cadastur. A partir de agora, todo o cadastramento no estado será feito eletronicamente, tornando o processo mais rápido e moderno, uma vez que possui interface amigável e interligada ao banco de dados da Receita Federal. Com a medida, a expectativa do Ministério do Turismo é garantir o cadastro dos 447 meios de hospedagem registrados pelo censo da hotelaria encomendado no ano passado.

Atualmente, apenas 134 empresas estão no sistema, ou seja, cerca de 30% do total. Além da formalização de meios de hospedagem, o cadastro também é obrigatório para agência de turismo, parques temáticos, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.

O objetivo do MTur com esse cadastro é melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas, entendimento apoiado por empresários e trabalhadores deste segmento econômico.

Falecimento - Aos 77 anos, faleceu, na noite deste sábado (03), Silvino Gullar, empresário que, por muitos anos, foi diretor da Associação Comercial do Maranhão. Ele estava internado no Hospital São Domingos, onde lutava contra um câncer no pulmão. Era proprietário do Jardim da Paz, cemitério localizado na Estrada de São José de Ribamar, nas proximidades do Maiobão (município de Paço do Lumiar) e da funerária com o mesmo nome, no bairro do Anil. O seu enterro ocorreu na manhã deste domingo (04).

Correios - O despacho postal, que não era reajustado desde sua criação em outubro de 2014, aumentou, nesta segunda-feira (05), de R$ 12,00 para R$ 15,00. O valor é pago pelos importadores por serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro (entrada e saída de mercadorias, em aeroportos e fronteiras). A taxa é para cobrir custos com recebimento de objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento de impostos, comunicação com destinatário e remetente e devolução.

Rodoviária - As empresas de ônibus e passageiros estão proibidos de utilizar a Estação Rodoviária de Pindaré-Mirim, pois esta foi transformada num bar, onde todos os dias são realizadas festas para desespero dos vizinhos. O prédio é separado do Forum de Justiça e do Ministério Público por uma praça, onde foi montado um palco para shows de música ao vivo. 




Silvino Gullar, que faleceu neste fim de semana, no último evento que participou na Associação Comercial do Maranhão, de onde era diretor, ao lado da esposa, Samira. Ele era proprietário do Jardim da Paz



Aéreas - A demanda por voos domésticos em 2017 cresceu 3,5% e foi o melhor desempenho histórico anual, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Esse resultado ficou atrás apenas de 2015 e 2014. A oferta de voos avançou 1,6% na comparação anual, assim como o aproveitamento das aeronaves teve alta de 1,4 ponto percentual, para 81,5%, a melhor performance histórica anual. No total, foram embarcados 89,9 milhões de passageiros, 2,7% a mais que em 2016.

Rodoviária - A Expresso Guanabara, que faz a ligação de São Luís com diversas cidades, dentre elas as capitais Teresina (PI) e Fortaleza (CE), inicia nesta quinta-feira (08), na Estação Rodoviária de São Luís, uma bltz educativa para alertar os passageiros que embarcam e desembarcam sobre os problemas mais comuns nas festas carnavalescas a fim de evitá-los e aproveitar da melhor maneira o período. A ação estará sendo realizada também em outras capitais, onde Guanabara, Util, Sampaio, Brisa e Real Expresso operam.

Nenhum comentário: