21 de fev de 2018

Espera por emprego pode chegar a mais de 14 meses, conclui pesquisa da Confederação dos Lojistas

GIRO ECONÔMICO

Pesquisa O Desemprego e a Busca por Recolocação Profissional no Brasil, realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais mostra que o tempo médio de desemprego já chega a 14 meses entre os entrevistados, maior do que o observado em 2016, quando girava em torno de 12 meses. 

Segundo o estudo, 59% dos desempregados são do sexo feminino, com média de idade de 34 anos; 54% têm até o ensino médio completo, 95% pertencem às classes C/D/E e 58% têm filhos, a maioria menor de idade. Entre os que já tiveram um emprego antes, 34% atuavam no segmento de serviços, enquanto 33% no setor de comércio e 14% na indústria. A média de permanência no último emprego foi de aproximadamente dois anos e nove meses. 

No último emprego, 40% dos desempregados possuíam carteira assinada, 14% eram informais e 11% autônomos ou profissionais liberais. Já 8% dos desempregados atuais estão buscando a primeira oportunidade profissional. 

Conaje - Diretores da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (Aje-MA) participam nesta quarta-feira (21), na Federação do Comércio, de uma prévia para a assembleia da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), quinta e sexta-feira, no Pestana Hotel, evento que começa com um Café Político com participação do secretário nacional de Juventude, Francisco Assis da Costa Filho, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Davi Telles.

Correios - A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos recebe até o dia 28 de março, propostas de renegociação de dívidas de clientes por meio do Programa de Realização de Acordos (Praect). Inspirado no Refis do Governo Federal e com base na Lei nº 9.469/97, o programa visa a oferecer condições vantajosas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Entre as vantagens do acordo estão a possibilidade de refazer contratos comerciais com a estatal, reutilização serviços a crédito e reabilitação para licitações. 

Cidadania - O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA) completou nesta terça-feira (20) 17 anos. No dia 20 de fevereiro de 2001, um grupo de empreendedores maranhenses dava início a esse trabalho de sensibilização empresarial para o investimento social privado, com atuação em todo o Maranhão, especialmente em São Luís. 





O cirurgião de tórax Elias Amorim (C) com a equipe que fez as primeiras cirurgias estonose de traqueia no Hospital Universitário Presidente Dutra, procedimento que teve como orientador Artur Gomes Neto da Santa Casa de Misericórdia de Maceió (AL)


Combustível  - A Petrobras começou a divulgar, nesta segunda-feira (19), o preço médio do litro da gasolina e do óleo diesel nas refinarias e nos terminais do Brasil. Os valores não consideram tributos. Segundo justificativa da empresa, a mudança tem o objetivo de dar mais transparência à composição do preço para o consumidor final. Com o reajuste que passou a vigorar nesta terça-feira (20), o preço médio do diesel comercializado pela Petrobras passa a ser de R$ 1,7369; já o da gasolina, R$ 1,5148.

Construção  - A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado deve analisar, nesta quarta-feira (21), projeto de lei que destina 5% das unidades construídas no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida aos trabalhadores da Construção Civil. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), autora do projeto, observa que as exigências burocráticas impedem que segmentos carentes de atendimento habitacional sejam beneficiados. No caso dos operários, diz ela, a exclusão é particularmente perversa, pois eles são a mão de obra responsável pelo sucesso do programa.

Nenhum comentário: