18 de fev de 2018

Inflação na região Nordeste registra recuo em 2017, segundo estudo do Escritório Técnico do BNB

GIRO ECONÔMICO

No primeiro mês do ano, a região Nordeste apresentou inflação de 0,24%, abaixo da registrada nacionalmente (0,29%). Para o mês de janeiro, a média brasileira foi a menor desde que o Plano Real foi criado, em 1994. As informações são do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com base nos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice regional apresentou a 10ª queda consecutiva, chegando aos 2,24% e superando o recorde observado no registro dos 12 meses imediatamente anteriores. No índice regional mensal, a maior deflação veio do grupo habitação (-1,27%), seguido por vestuário (-0,65%).

Ainda de acordo com o estudo, os maiores aumentos são dos grupos: transportes (+0,90%) e alimentação e bebidas (+0,86%), que detém o maior peso na cesta de produtos calculada pelo Etene. 

Pós-graduação  - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para a pós-graduação Lato Sensu em Segurança em Redes de Computadores. O curso é fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre o órgão e a Faculdade Senai Fatesg, que integra o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás. A especialização tem como público-alvo profissionais graduados nas áreas de Ciências da Computação, Informática, Telecomunicações, Engenharia, Administração e áreas afins. 

Capacitação - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS) renovaram parceria para realização de cursos de qualificação profissional a dependentes químicos, como forma de ressocializá-los. Mais de 60 pessoas em processo de tratamento psicossocial já foram qualificadas por esta parceria, o que para o delegado Joviano Furtado, justifica a renovação do acordo, pois é uma das maneiras mais eficazes de levar vítimas do vício ao convívio familiar e social. 

Bancos - Quem se utiliza dos serviços bancários precisam ficar atento à volta do horário normal a partir desta segunda-feira (19). Com o fim do Horário de Verão, neste domingo (18), as agências voltam a abrir às 10h e encerram o expediente às 16h. 







Na solenidade de renovação da parceria Senac e CAPS, Daniela Nogueira (diretora de Educação Profissional), Marcelo Costa (diretor do Centro do CAPS), José Ahirton Lopes (diretor regional do Senac) e Joviano Furtado (delegado do 1º Distrito Policial) 



Cirurgia - O cirurgião de tórax Elias Amorim acaba de implantar no Hospital Universitário Presidente Dutra o serviço para cirurgia estonose de traquéia, pela qual poderão ser evitados riscos da perda da fala por parte de quem é submetido a intubação enquanto passam por tratamentos de longa duração. Para a primeira experiência, ele trouxe de Maceió (AL) o também cirurgião Arthur Gomes Nestor, da Santa Casa de Misericórdia. Cerca de vinte pacientes já foram submetidos a esse tipo de intervenção cirúrgica. 

Academia - Em solenidade a ser realizada quarta-feira (21), na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), no bairro do Calhau, o advogado João Batista Ericeira toma posse para seu segundo mandato à frente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (AMLJ), evento que contará com a participação do secretário de Educação de São Paulo, José Renato Nalini, que proferirá palestra de abertura. Ainda na oportunidade, a acadêmica Luíza Ferro autografa o livro Justiça e Kelsen e Direito em Luhmann.

Nenhum comentário: