26 de fev de 2018

Maranhenses passam a ser alertados sobre desastres naturais por SMS a partir desta segunda-feira

GIRO ECONÔMICO

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza, a partir desta segunda-feira (26), o serviço de alerta de desastres naturais por SMS no Maranhão e nos estados do Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, sem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. 

 Ao fazer o cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. Se o usuário desejar, é possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular.

Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. Também será realizada campanha informativa nos meios de comunicação. O acompanhamento executivo do serviço de alertas por SMS é feito pela ABR Telecom. Leia mais em Maranhão Hoje.

Analógico - O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, anuncia nesta segunda-feira (26) em São Luís o desligamento do sinal analógico de TV, marcado para dia 28 de março. Ele fará a entrega gratuita do kit, composto por conversor, controle remoto e antena, de número 184 mil, num evento a ser realizado no bairro da Cohama. Ao todo, em São Luís serão entregues 290 mil kits, beneficiando pessoas inscritas no Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e outros programas sociais do governo. 

Prêmio BNB - As inscrições para o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional 2018 estão prorrogadas. Profissionais de imprensa e estudantes de Jornalismo de todo o país têm até o dia 23 de março para enviar matérias que retratem iniciativas de desenvolvimento na área de atuação do BNB, que inclui os estados nordestinos e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, e concorrer a R$ 191 mil em prêmios. Os materiais podem ser inscritos pela internet ou pelos Correios, no caso de material televisivo. 

Eleições - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER), Ricardo Duailibe, garante que até à meia-noite do dia 07 de outubro os maranhenses vão saber se haverá ou não segundo turno para o governo do estado e Presidência da República (quem irá disputá-lo) e as formações das bancadas de deputados na Assembleia e no Congresso Nacional. 




O governador Flávio Dino reunido com lideranças jovens do empresariado na abertura da assembleia geral da Confederação Nacional de Jovens Empresas (Conaje), realizada quinta e sexta-feira em São Luís



Desocupados  - A taxa de pessoas fora do mercado de trabalho no Maranhão foi de 13,3% no quarto trimestre de 2017 enquanto que em São Luís foi de 19,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Trimestral (PNAD Contínua), divulgada sexta-feira (23). De acordo com os dados, a taxa de desocupação no estado corresponde a 359 mil pessoas, uma queda de 40 desempregados, na comparação com o trimestre anterior, quando a taxa era de 14,4%, o que correspondia a 399 mil pessoas. 

Simplificação - Semana passada, 36 servidores públicos municipais de Pinheiro, Cururupu, Alcântara, Bacurituba, Central do Maranhão, Bequimão, Santa Helena, Apicum Açu, Mirinzal e Palmeirandia participaram da capacitação para operarem o Sistema Empresa Fácil, que integra a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples), que simplifica e diminui tempo e custo para abertura de empresas, evitando a duplicidade de exigências e gerando informações mais precisas.

Nenhum comentário: