12 de fev de 2018

Empresas devem atentar para as novas regras para apresentação da Relação Anual de Informações Sociais

GIRO ECONÔMICO

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2017 está com novidades nesta edição, por conta da entrada em vigor da modernização trabalhista, pois foram incluídas novas modalidades de contratação na declaração: Trabalho Parcial, Intermitente e Teletrabalho. No campo da modalidade do Trabalho Intermitente, por exemplo, a forma de pagamento informada deverá ser por horário. Neste caso, o preenchimento no campo “Horas Contratuais” permitirá apenas o valor igual a um, referente à hora trabalhada. Enquanto nos campos remunerações mensais deverão ser informados os valores pagos nas convocações. 

Já para caracterizar a categoria Teletrabalho, deverá constar a informação de que prestação de serviços deverá ser feita fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

Para o preenchimento do campo Trabalho por Tempo Parcial, as horas semanais não poderão ultrapassar 30 horas.

Desconto - O presidente Michel Temer determinou à área técnica do governo a realização de um estudo sobre a viabilidade de redução do preço do gás de cozinha para a população de baixa renda. Ainda não há decisão a respeito do tema. As informações são da assessoria de imprensa da Presidência da República. O tema foi tratado pelo presidente com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que ao ser questionado sobre o assunto afirmou que, até agora, a única coisa concreta é a preocupação do governo sobre o assunto.

Carnaval - A decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de recomendar às prefeituras com salários de servidores em atraso não realizar festas de carnaval desagradou a classe empresarial de diversos municípios onde a folia foi cancelada. Deixaram de ter faturamento extra donos de hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes e bares; distribuidores de bebidas; empresas de transporte etc. Para completar, alguns destinos ficaram mal na fita no que diz respeito à atração de turistas.

Enredo - Não é a primeira vez que o Maranhão é enredo de escola de samba fora do estado, mas o desfile da Acadêmicos do Tatuapé, em São Paulo, sexta-feira (09), é visto como uma oportunidade de despertar interesse dos brasileiros pelas suas belezas e cultura, ou seja, pode impulsionar o turismo local.





Iziane Castro com os sete alunos do Senai que foram selecionados na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento e vão representar o Maranhão na etapa nacional, de junho a agosto



Conhecimento - A jogadora de basquete Iziane Castro foi a grande atração na solenidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para entrega de medalhas da seletiva para a Olimpíada do Conhecimento. Sete alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foram classificados e vão representar o Maranhão na fase nacional da competição que ocorre em junho a agosto em sete ocupações. Do evento também participou a coach Luciana Muzzi, que falou sobre Liderança e Relacionamento Interpessoal.


Economia - A recuperação econômica levou a Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado, a revisar para cima as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) para 2018. O órgão elevou de 2,1% para 2,7% o crescimento da economia para este ano. Apesar da elevação, a estimativa para 2018 é levemente inferior à projeção de 3% de crescimento divulgada pelo Ministério do Planejamento na semana passada. Em relação ao PIB, elevou de 0,72% para 1,1%.

Nenhum comentário: