19 de mar de 2018

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado debate nesta terça-feira redução dos custos bancários

GIRO ECONÔMICO

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado promove uma audiência pública nesta terça-feira (20), às 10h, para debater como a inovação e a competição podem ajudar a reduzir os custos da intermediação financeira. Para a audiência, estão convidados o presidente da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), Augusto Lins, e o chefe de Inovação da empresa Stone+, Raphael Guarilha. 

O presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), Paulo Solmucci, a economista Ana Carla Abrão, sócia da consultoria Olyver Wyman, e o advogado Ênio Meinen, representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), completam a lista de convidados.

A audiência é uma sugestão do senador Armando Monteiro (PTB-PE), que lembra, desde outubro de 2016, a taxa Selic caiu de 14% para 6,75% ao ano. Esse cenário, segundo o senador, mostra-se favorável “para se avançar numa agenda de redução dos spreads bancários, que são os custos e margens de intermediação financeira”. Leia mais em Maranhão Hoje.

Embrapa  - A chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, profere nesta segunda-feira (19), palestra no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF). Ela falará sobre “Manejo e conservação do solo e da água para a produção de alimentos”, em que aborda a importância do solo para a produção de água e alimentos, fibras, energia e serviços ambientais, bem como as recomendações estratégicas das Diretrizes Voluntárias para o Manejo Sustentável dos Solos, elaborado pela ONU. 

Cultura - Inaugurando a programação do ano Beleza Pura, dedicado a celebrar a grandeza do negro na cultura, o Centro Cultural da Vale no Maranhão, localizado na Praia Grande, abre, nesta terça-feira (20), a partir das 19h, a exposição “O Brasil que merece o Brasil”, por Walter Firmo. Walter Firmo é um dos maiores fotógrafos de Brasil, reconhecido nacional e internacionalmente, premiado diversas vezes. Seu trabalho foi levado a muitos países, mostrando um Brasil extraordinário e agora chega a São Luís. 

Viaduto - A partir desta segunda-feira (19), o tráfego de veículos no viaduto em Bacabeira será liberado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) diz que com a liberação haverá desafogamento no acesso à BR 402 e mais segurança para a população de Bacabeira e usuários da BR 135. 







Empossada, sexta-feira (16), na presidência do Conselho Nacional de Ouvidores dos Ministérios Públicos Estaduais (COM), Rita Cássia Baptista (C) com o ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ) e a antecessora, Rose Meire Cyrillo



Ética - O Banco do Nordeste renovou sua adesão ao Fórum Nacional de Gestão da Ética por mais cinco anos, na 114ª reunião do órgão em Fortaleza (CE), que contou com a participação da Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco Central, BNDES, Eletrobras, Chesf, Infraero, Petrobras, Eletronorte, Serpro e de outras empresas, além do próprio BNB. O Forum tem como principal meta aprimorar o relacionamento dos órgãos governamentais com públicos de interesse e sociedade em geral. 

Agenda - A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga nesta segunda-feira (19) o Indicador de Custos Industriais, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) e a Sondagem Industrial. Na terça-feira (20), apresenta a Agenda Legislativa da Indústria 2018, em que lista as propostas de interesse de setor industrial em tramitação no Congresso Nacional. O evento contará com as presenças dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Nenhum comentário: