7 de mar de 2018

Desempenho do setor industrial teve queda de 2,4% no mês de janeiro, de acordo com levantamento do IBGE

GIRO ECONÔMICO

A produção industrial brasileira caiu 2,4% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal foram divulgados nesta terça-feira (06), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A queda registrada foi a maior desde fevereiro de 2016 e interrompeu uma sequência de resultados positivos que já somava quatro meses. 

Nesse quadrimestre, o crescimento havia sido de 4,3%. Em relação a janeiro de 2017, a produção industrial cresceu 5,7%. A variação positiva foi a nona consecutiva na comparação de um resultado mensal com o mesmo mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, a produção industrial brasileira acumula um crescimento de 2,8%.

A queda da indústria em relação a dezembro foi registrada entre os bens de capital (-0,3%), intermediários (-2,4%) e de consumo duráveis (-7,1%). Os semiduráveis e não duráveis tiveram variação positiva de 0,5%. 

Migração - A Rádio Difusora será a primeira emissora do Maranhão que opera na faixa de Ondas Médias (AM) a migrar para a FM, o que deve ocorrer ainda este mês, quando passa a operar na frequência 93.1 com o nome de Nova FM. Apesar do cumprimento da norma do Ministério das Comunicações, a sua direção decidiu não desativar de imediato a atual faixa, ou seja, vai mantê-la no ar até que se extinga o prazo para essa migração. As demais emissoras ainda não se pronunciaram quando mudam de faixa. 

Modernização - A está recrutando profissionais de TI e de outras áreas para agregar expertise em dados e conhecimentos em Business Intelligence e Analytics à companhia. As oportunidades de trabalho são profissionais de perfis distintos com um ponto em comum: vivência em negócios digitais. Podem se credenciar graduados em Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Estatística, Economia, Matemática, Sistemas de Informações Gerenciais (MIS) etc. O descritivo de cada oportunidade e o processo de inscrição pode ser consultado no site www.trabalheconosco.vli-logistica.com.br

Consórcio - Dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac) apontam que o número da venda de imóveis por cotas de consórcio cresceu 35%, em 2017. Ainda segundo informações da Abac, de cada dez domicílios comercializados no Brasil, três são por consórcio. 



A operadora Vivo reinaugurou semana passada sua loja no Shopping da Ilha, que foi reaberta para operar com o conceito Premium, inclusive que informações em Braile. No registro, o diretor Norte, Rodrigo Pereira Júnior, e o diretor de Lojas, Fernando Rheingantz. Leia mais em Maranhão Hoje.



Iema - O Governo do Estado inaugura nesta quarta-feira (07) mais uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), no bairro do Sá Viana, em São Luís. O imóvel, que é cedido pela Vale, é o mesmo em que funcionou, até dezembro do ano passado, uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por conta de um acordo que havia entre a mineradora e a Federação das Indústrias (Iema). Com a nova unidade, serão abertas para 300 vagas para ensino profissionalizante. 

Estacionamento - Quem frequenta o Hospital São Domingos sabe que o seu estacionamento já garante meia hora de gratuidade antes mesmo do entendimento do Tribunal de Justiça de que essa medida deve servir para todos os estabelecimentos que oferecem o serviço, portanto seria desnecessária qualquer fiscalização na empresa. Em outros locais, a gratuidade era de 15 minutos e deve dobrar, porém pode ser que o caso suba para instância superior, pois há o questionamento se esse tipo de caso deve ser julgado nos estados.

Nenhum comentário: