9 de mar de 2018

Estimativa da Conab indica que Maranhão terá colheita de grãos acima de 5 milhões de toneladas na safra deste ano

GIRO ECONÔMICO

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou a estimativa da safra de grãos 2017/2018 para 226 milhões de toneladas, um aumento de 0,2% em relação ao último levantamento, divulgado no mês passado. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (08), o aumento é resultado do avanço da colheita de soja. A safra deste ano, no entanto, deverá ficar abaixo do ano passado, que registrou a maior produção histórica, com 237,7 milhões de toneladas. 

Caso a projeção da Conab se concretize, significará um recuo de 4,9%. "Mesmo assim, o país ainda deverá colher a segunda maior safra de todos os tempos", diz a Conab. Liderando a produção de grãos, a soja deverá atingir a marca de 113 milhões de toneladas. O milho aparece em seguida, com produção estimada de 87,3 milhões de toneladas.

No Maranhão, de acordo com as estimativas da estatal, haver um aumento de 5,8% na colheita de grãos, pois de 4,790 milhões de toneladas na safra 2016/17 haverá um aumento para 5,066 milhões na colheita deste ano. 

Parceria  - A NET Maranhão firmou parceria com a advogada especialista em Direito Esportivo Erika Palley para execução da Digital Influencer, que tem como foco o futebol, com quase 10 mil seguidores em seus perfis no Facebook, Instagram e canal no YouTube. A operadora pretende realizar diversas em jogos dos clubes de futebol parceiros no estado, como Sampaio Corrêa, Imperatriz e Maranhão. A parceria interativa ainda ativará diversas plataformas, como Instagram, Youtube, Facebook e site. 

Justiça - A BRK Ambiental anunciou nesta quinta-feira (08) que vai recorrer da decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, que suspendeu os seus contratos com as prefeituras de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Segundo a empresa, os serviços continuam sendo prestados normalmente e não há nenhuma mudança na rotina dos trabalhos da concessionária, ou seja, mantem o atendimento aos clientes, realizando manutenções e expandindo a rede de abastecimento nos dois municípios. 

Energia - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) afirma que o consumo total de energia elétrica no país voltou a crescer em 2017, fechando o ano com crescimento de 0,8%. Esta é a primeira vez que o consumo volta a crescer depois de dois anos de queda. O percentual de consumo está no mesmo patamar de 2014. 

Em sessão solene realizada terça-feira (6), a Câmara Municipal de São Luis entregou o Título de Cidadão Ludovicense ao gerente regional da Odfjell Terminals - Granel Química, Sílvio Lúcio de Oliveira Aguiar, no registro com a esposa, o vereador Ricardo Diniz; o presidente da Emap, Ted Lago; e Fernando Duailibe


Agronegócio
- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou sua projeção para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas 2017/18, que deve fechar com 227,2 milhões de toneladas. Se a estimativa se concretizar, a safra será 5,6% inferior à registrada em 2017, que foi de 240,6 milhões de toneladas. Apesar da expectativa de queda, a estimativa é mais otimista do que a de janeiro, pois elevou sua proheção em 0,5%, ou seja, de 226,1 milhões para 227,2 milhões de toneladas. 

Boticário - O Boticário foi até o Sul da França buscar a mais pura essência da flor de lavanda para lançar o Floratta Amor de Lavanda, que chega às lojas, e-commerce (www.boticario.com.br) e revendedoras da marca em todo país nos próximos dias, complementando uma das mais importantes linhas da perfumaria feminina da marca. A versão mais pura da lavanda é resultado de uma técnica especial de extração do óleo essencial, que o Boticário tem exclusividade na América Latina. Ela usa apenas as flores na destilação - excluindo folhas e caules.

Nenhum comentário: