15 de mar de 2018

Iphan reinaugura casarão onde funciona pós-graduação de Direito da Universidade Federal do Maranhão

GIRO ECONÔMICO

Nesta quinta-feira (15), o Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reinaugura o casarão histórico que sedia o Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado na Rua do Sol (Centro). Realizada com recursos do Governo Federal, a restauração e requalificação do antigo Fórum Universitário Fernando Perdigão teve um investimento de aproximadamente R$ 3,3 milhões.

Os recursos foram utilizados em dois imóveis, para adaptações e melhorias que vão permitir que eles abriguem o curso de Pós em Direito. A obra foi executada pela UFMA e faz parte do programa do Governo Federal Agora, é Avançar.

A solenidade contará com as presenças, dentre outros, da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; do governador Flávio Dino; do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida; do superintendente do órgão no Maranhão, Maurício Itapary; e da Reitora da UFMA, Nair Portela. 

Vestibular - A Faculdade Pitágoras de São Luís realiza, neste domingo (18) seu último vestibular do primeiro semestre 2018, seleção para os cursos de engenharias Civil e Mecânica, Odontologia, Administração, Direito, Nutrição, Biomedicina e outros cursos. Com processo simplificado, o Parcelamento Estudantil Privado (PEP) oferece a possibilidade de o acadêmico parcelar em até 70% da graduação após a conclusão. O edital completo e outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no portal de inscrição. 

Consórcio - A substituição da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) pela Taxa Longo Prazo (TLP) diminuiu os subsídios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para empréstimos e financiamentos e com isto a aquisição de caminhões por meio do consórcio pode ser uma boa alternativa para fugir das altas taxas de juros, segundo César Augusto, diretor da Realiza, que em 2017 vendeu 1.500 cotas de veículos pesados, um crescimento de 27,59% de contemplados em comparação a 2016. 

Ouvidores - São Luís sedia, hoje e amanhã, a 36ª Reunião do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público ( CNOMP), promovida pelo Ministério Público do Maranhão, evento que reúne representantes das ouvidorias de todas as unidades do MPdo Brasil, que vão debater resultados obtidos até aqui e boas práticas. 





A presidente do Iphan, Kátia Bogéa (D), o superintendente estadual do órgão, Marcelo Itapary, e a reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, reinauguram hoje o casarão Fernando Perdigão na Rua do Sol




Supermercados - O setor supermercadista de São Luís está mais concentrado numa grande empresa depois que a rede Carone, com lojas do São Cristóvão, Anjo da Guarda, Maranhão Novo, Turu e Maiobão, se transformou franquia numa franquia da marca Camiños pertencente ao Grupo Mateus, que é detentor do maior de lojas de supermercados, hipermercados e atacarejos. Para contribuir ainda mais com esta concentração, a Maciel, segunda maior, diminuiu com o fechamento da filial da Cidade Operária. 

Safra  - A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2018 destaca o crescimento de duas culturas, soja e milho. Para a primeira, o estudo indica que o cultivo terá um crescimento de 11% na área plantada em relação à safra anterior, passando de 821 para 912 mil hectares, com produção de 2,7 milhões de toneladas e uma produtividade estimada em 2.993 kg/hectare. Em relação ao milho, o volume produzido deve aumentar de 1,2 para 1,4 milhão de toneladas, um aumento de 13,1%.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse cara, Mauricio Itapari esta fazendo um grande trabalho a frente do Ipham, São Luís agradece.