28 de mar de 2018

Presidente da CDL reúne lojistas nesta quarta-feira para debater início das obras de recuperação da Rua Grande

GIRO ECONÔMICO

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Fábio Ribeiro, reúne nesta quarta-feira (28), às 18h30, representantes (proprietários e gerentes) de 15 lojas da primeira quadra (sentido Deodoro-João Lisboa) a ser reformada na Rua Grande, cujas obras devem começar dia 02 de abril, ou seja, segunda-feira da próxima semana. 

Os lojistas já foram comunicados pela direção de Encol Engenharia sobre o início dos trabalhos e a reunião na CDL será para tirar dúvidas de como será a execução dos serviços a fim de que as empresas possam se prevenir para continuarem funcionando, ainda que com limitações, de modo a não prejudicar suas vendas nem os clientes que necessitam fazer suas compras nesses estabelecimentos.

Desde o anúncio da reforma, ficou definido que os trabalhos seriam executados desta forma para que todas as lojas, desta que é a principal via comercial, não fossem prejudicadas, tampouco houvesse precariedade na locomoção dos transeuntes. 

Contas - Ao participar nesta segunda-feira (26), na Associação Comercial do Maranhão, da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA), a secretária estadual de Planejamento, Cynthia Mota Lima, sugeriu a realização de cursos voltados para contadores que prestam serviços a órgãos públicos a fim de diminuir o alto índice de rejeição de prestação de contas pelo TCE. Segunda ela, mais de 70% dos balanços reprovados são por erros primários de Contabilidade. 

Televisão - Nesta quarta-feira (28), moradores de dez municípios maranhenses – São Luís, Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento e São José de Ribamar – que ainda possuem receptores de TV analógicos e não providenciaram a aquisição de conversor e antena para receber sinal digital vão amanhecer sem imagem em seus aparelhos. A próxima regional a ter o sinal trocado é a de Imperatriz, abrangendo os municípios de Açailândia, João Lisboa, Davinópolis e outros. 

Empreendedorismo - Inaugurada no último final de semana, a Unidade Integrada Manoel José da Costa, no povoado Areias, em Barreirinhas, vai ser a primeira escola da região a oferecer aulas de empreendedorismo, visando à capacitação de crianças que possam se tornar, na fase adulta, donas do seu próprio negócio. 



Na assinatura de convênio da Seap com os sistemas Fecomércio e Fiema para oferta de aulas de capacitação profissional a presidiários, familiares deste e egressos do sistema prisional, o secretário Mureilo Andrade com José Ahirton (Senac), José Arteiro (Fecomércio), Marco Moura (Senai) e Jonathan Almada (Iema)



Veículos - Anuncia-se para a primeira semana de abril a troca de representação de uma das mais importantes marcas de veículos importados em São Luís. As negociações estariam bastante avançadas, mas nenhuma das partes envolvidas na transação quis se pronunciar oficialmente, apesar das insistências do editor da coluna, até o seu fechamento. Caso se confirme, uma empresa passará a ser detentora do maior número de marcas sob seu controle, o que pode acirrar ainda mais a concorrência neste segmento comercial. 

Capacitação - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai), órgão vinculado ao Sistema Fiema, assinou convênio com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para qualificação profissional de pessoas que estão privadas de liberdade no Sistema Penitenciário, seus familiares e egressos. A previsão é que sejam capacitadas cerca de 3 mil pessoas presencialmente e 2 mil na modalidade à distância em São Luís, Rosário, Imperatriz, Açailândia, Balsas, Bacabal e Caxias.

Nenhum comentário: