13 de mar de 2018

Produção industrial registra queda de 2,4% de dezembro para janeiro em 14 lugares pesquisados pelo IBGE

GIRO ECONÔMICO

Com a queda de 2,4% da produção industrial nacional, oito dos quatorze locais pesquisados tiveram taxas negativas na passagem de dezembro de 2017 para janeiro de 2018, na série com ajuste sazonal. As principais quedas foram no Paraná (-4,5%), que reverteu o avanço de 1,5% do mês anterior, Rio Grande do Sul (-3,5%), que devolveu parte da expansão de 10,1% em novembro e dezembro de 2017, e São Paulo (-3,3%), que cresceu 4,8% nos últimos dois meses do ano passado. Ceará (-2,2%), Rio de Janeiro (-2,1%), Região Nordeste (-1,1%), Espírito Santo (-0,9%) e Santa Catarina (-0,1%) foram os outros locais com índices negativos em janeiro.

Os resultados positivos da indústria foram no Pará (7,3%), que caiu 1,5% em dezembro de 2017; Amazonas (7,1%), que acumulou avanço de 20,4% em dois meses consecutivos; Goiás (2,4%); Pernambuco (1,5%); Minas Gerais (1,4%) e Bahia (0,9%).

Os dados do Maranhão estão no item Nordeste, que apresentou um recuo de 1,1%

Devedores - A porcentagem de brasileiros com contas em atraso e registrados nos cadastros de devedores em fevereiro chegou a 40,5% da população com idade entre 18 e 95 anos, de acordo com dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A estimativa das entidades é que o Brasil tenha 61,7 milhões de pessoas com alguma conta em atraso e com o CPF restrito para contratar crédito ou fazer compras parceladas.

Matopiba - O Maranhão é o estado da fronteira agrícola do Matopiba, formada também por Piauí, Tocantins e Bahia, com maior crescimento na produção de grãos na safra deste ano, conforme estimativa da safra 2018 divulgada semana passada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a estatal, o aumento da colheita no estado será de 5,8%, enquanto no Tocantins haverá um aumento de 1,5%; no Piauí, haverá queda de -1,2%; e na Bahia, deve ser registrado um aumento de 1,3%.

Cyrela - A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira pela manhã audiência pública com moradores do condomínio Jardins, construído pela Cyrela, a fim de ser encontrada uma solução para os problemas verificados nessas edificações.








José Braz (C), superintendente do Golden Calhau, comemora a chegada de mais uma loja ao centro comercial, a Airton Ótica, de Airton Oliveira (E) e Franco Sousa (D). Ainda no registro, Michael Barros, do Grupo Canopus



Moradia - Os empreendimentos habitacionais construídos pelo Minha Casa, Minha Vida poderão destinar 5% das unidades a trabalhadores da construção civil. É o que determina um projeto da senadora Vanesa Grazziotin (PCdoB), que pode ser votado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, nesta quarta-feira (14). A autora do projeto diz que os operários que mais ajudam a construir o sonho da casa própria são pouco beneficiados, possivelmente por desconhecimento dos caminhos da burocracia.

Colheita - Para marcar o início da colheita de 2018 e mostrar o potencial do município para atração de agroindústrias e indústrias, o Governo do Estado e a Prefeitura de Balsas realizam, nesta quarta-feira (14), a abertura oficial da colheita de grãos deste ano. O evento é organizado pelas secretarias estaduais de Indústria (Seinc) e de Agricultura (Sagrima). A expectativa é que haja um crescimento de 15% na safra deste ano. Além da soja, o município também produz milho, milheto, feijão e algodão.



Nenhum comentário: