21 de mar de 2018

Queda nas vendas de veículos faz frota nacional circulante estagnar, revela estudo da Empresômetro

GIRO ECONÔMICO

Devido à queda nas vendas de veículos (automóveis, caminhões e ônibus) nos últimos três anos, a frota circulante no Brasil praticamente estagnou. Em 2017, pouco mais de 889 mil veículos foram agregados a esta frota, um crescimento de apenas 1,37% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de negócios em parceira com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). 

De acordo com o estudo, há no Brasil 65,8 milhões de veículos dos mais diversos tipos, entre leves, pesados e motocicletas. Desse total, 41,2 milhões são automóveis (62,65%); 7,0 milhões, comerciais leves (10,67%), 2 milhões, caminhões (3,09%); 376,5 mil, ônibus (0,57%); 15,1 milhões, motocicletas (23,01%).

São Paulo tem a maior frota, com 18,9 milhões de veículos (28,76%), seguido por Minas Gerais com 8,1 milhões de veículos (12,28%) e Paraná com 5,2 milhões de veículos (7,83%). As menores frotas estão no Amapá, com 122,5 mil (0,19%), Roraima, com 125,1 mil (0,19%), e Acre, com 192,1 mil (0,29%). Veja os números do Maranhão aqui.

Comércio - O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 3,4% no acumulado em 12 meses (março de 2017 até fevereiro deste ano frente ao mesmo período do ano anterior), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC divulgados nesta terça-feira (20). Na avaliação mensal dessazonalizada, foi observada uma queda de 0,5% em relação a janeiro. Já na avaliação contra fevereiro do ano anterior, a pesquisa diz que houve aumento de 5,2%. 

Lançamento - A Indústria Psiu lança este mês dois novos produtos: a Água Premium Luí em embalagens de 500 ml e o Garrafão de Água Mineral de 20 litros. A água Luí chama atenção pelo design das embalagens e pelo diferencial no sabor – suave, na versão sem gás, e marcante, na versão com gaseificada. Os garrafões de 20 litros sairão da fábrica com o selo fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, garantindo o recolhimento de ICMS. Na fase inicial de operações, serão envasados 1.800 garrafões por hora. 

Revista do CECGP - Já está circulando a edição de número 10 da revista Júris Advocatus, editada pelo Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública (CECGP), do advogado Sérgio Tamer. A revista agora circula em formato de livro, com artigos de diversos especialistas do campo do Direito e outras áreas. 

No Seminário Mais Desenvolvimento: Mercado Interno, Darci Fontes (Fonmart), Albertino Leal, (Fiema), Felipe de Holanda ((mesc), César Torresini (Aurizona), Flávio Moura Fé (Suzano), Edilson Baldez (Fiema), Rolf Fuchs (Integratio) e Celso Gonçalo (Engec Engenharia). Leia reportagem em Maranhão Hoje


Ferrovia
- A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou o plano de outorga para o leilão da Ferrovia Norte-Sul. O plano prevê que o valor mínimo a ferrovia será menor que os R$ 1,631 bilhão calculados inicialmente, ficando em R$ 1,097 bilhão. O documento está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e a expectativa do Ministério dos Transportes é obter aval o quanto antes, para que possa publicar o edital. A concessão da ferrovia será feita a empresas nacionais ou estrangeiras 

Ambev - A Ambev abriu o programa de Trainee Supply de 2018 com o objetivo formar futuros líderes cervejeiros, por meio de um amplo treinamento com duração de dez meses nas diferentes áreas que compõem o processo produtivo de cerveja, incluindo corporativo e vendas. Para se inscrever, é necessário ter formação acadêmica concluída entre julho de 2016 e julho de 2018 nas áreas de Engenharia, Química, Farmácia, Agronomia, Biologia, Ciências da Alimentação, Biotecnologia e cursos correlatos.

Nenhum comentário: