29 de mar de 2018

VLI anuncia investimentos que vão ampliar em 100% a sua frota de vagões para trens que operam no Maranhão

GIRO ECONÔMICO

A VLI está investindo na ampliação da frota de vagões utilizadas na Ferrovia Norte-Sul com a aquisição de 240 unidades da fabricante Greenbrier Maxion. Divididas em dois lotes, 238 unidades do modelo Hopper – HFT entraram em operação este mês. Dois vagões com entrega prevista para julho são do modelo Hopper – HTT e serão testados pela empresa no trecho. 

O investimento está alinhado à estratégia de alavancar o corredor logístico Centro-Norte e vai aumentar a agilidade no escoamento dos grãos que saem do interior do país, passam pelos Terminais Integradores de Porto Nacional ou Palmeirante, em Tocantins, e seguem até Porto do Itaqui, em São Luís (MA). Os modelos Hopper são utilizados para transporte de grãos, açúcar, milho, soja, farelo, entre outros.

Dotadas de um sistema de carga e descarga mais eficiente, as unidades novas também possuem o sistema “motion control” de alto desempenho, que reduz o atrito entre as rodas e o trilho, gerando menor consumo de combustível e menos desgaste. Leia reportagem em Maranhão Hoje.

Aluguel - O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), avançou 0,64% em março, ante 0,07% no mês anterior. No ano, o índice acumula alta de 1,47% e nos últimos 12 meses, de 0,20%. O índice dos últimos 12 meses é a principal referência para a maioria dos reajustes de contratos de alugueis de imobiliários. Em março de 2017, o índice havia subido 0,01% e acumulava alta de 4,86% em 12 meses. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pela Fundação Getúlio Vargas. 

Comércio - Em nota distribuída na última terça-feira (27), a Federação do Comércio (Fecomércio) informa que, com base nas convenções coletivas de trabalho 2017/2018, nesta quinta-feira (29) o comércio em São Luís vai funcionar em horário normal, fechando as portas somente na Sexta-feira Santa (30) em função do feriado municipal da Paixão de Cristo. No sábado, em que se comemora a Aleluia, e no domingo de Páscoa (apenas shopping centers), todas as lojas voltam a funcionar normalmente. 
Municípios - Quem sonha em ver seu povoado transformado em município deve atentar para alguns critérios exigidos pelas novas regras aprovadas pela Câmara Federal, terça-feira (27), dentre elas ter pelo menos 6 mil habitantes, nas regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil no Nordeste; e 20 mil, no Sul e Sudeste.




O Grão-Mestre Ubiratan João de Castro prestigiou a cerimônia de posse do Coronel Jorge Luongo no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, realizada nesta terça-feira (27). Além do Grão-Mestre, estiveram presentes outros membros da Grande Loja Maçônica e o governador Flávio Dino.


Capacitação - A partir de abril, mais de 6 mil pessoas que cumprem pena de prisão, seus familiares, egressos e servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão serão beneficiadas com cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), vinculado ao Sistema Fecomércio, graças a convênio firmado com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), pelo Programa Rumo Certo. Além do Senac, participam do convênio o Senai e o Instituto Ensino Tecnológico do Maranhão Maranhão (IEMA). 

Isenção - Órgãos públicos da administração direta e indireta que contratarem Microempreendedor Individual (MEI) poderão ficar isentos da contribuição previdenciária de 20% devida pelos serviços prestados, se o Projeto de Lei 8603/17, do deputado Rogério Rosso (PSD-DF), for aprovado pelo Congresso Nacional. A isenção à contribuição patronal beneficia órgãos das três esferas administrativas (União, estados, Distrito Federal e municípios). O MEI é o pequeno empresário com faturamento de até R$ 81 mil por ano.

Nenhum comentário: