15 de abr de 2018

Câmara deve votar esta semana o projeto que torna obrigatória a inclusão de de pessoas e empresas no Cadastro Positivo

GIRO ECONÔMICO

A Câmara Federal deve votar, entre terça (16) e quinta-feira (19), o Projeto de Lei Complementar do Senado, que torna obrigatória a participação de pessoas físicas e jurídicas no chamado cadastro positivo, serviço de banco de dados sobre informações dos pagamentos em dia e de empréstimos quitados. Atualmente, o registro de dados sobre pessoas e empresas no banco de dados só pode ocorrer a partir de uma autorização expressa e assinada pelo cadastrado. 

Com a mudança, o sistema de registro passa a ter o mesmo mecanismo dos serviços de informações sobre maus pagadores. Além das empresas com as quais as pessoas fazem transações comerciais, passam a ser fontes de informações para o cadastro positivo instituições financeiras e as concessionárias de água, luz, gás, telecomunicações e assemelhados.

Na discussão da matéria, deputados de vários partidos se pronunciaram contra o texto, temendo que o acesso a dados financeiros e de pagamento fragilize o sigilo bancário desses dados. Já os favoráveis defenderam que a proposta levará a uma redução das taxas de juros finais cobradas dos mutuários. 

Lobby - Está previsto para ser votado, esta semana, na Câmara Federal, o projeto de lei que regulariza o lobby no Parlamento e no Executivo. A proposta do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) recebeu substitutivo da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ). O substitutivo prevê que poderá exercer a atividade de lobista, que passa a ser chamado, com a aprovação do projeto, de agente de relações institucionais e governamentais, qualquer pessoa, física ou jurídica, pública ou privada, inclusive instituições e órgãos públicos. 

Elbrus - Domingos Genival, CEO da Elbrus, participa esta semana na China de uma das maiores feiras voltadas para o setor de refrigeração e após a feira, ele, Rodrigo Pereira (engenheiro mecânico), Roberto Matheus (TI), Clayton Melo (administrador) e Francisco Robério (agente internacional) vão percorrer alguns países asiáticos em busca de novos parceiros. A Elbrus é uma marca genuinamente maranhense que tem seus produtos comercializados no país pelo Grupo Nordeste Refrigeração.

Enem - Estudantes que farão Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e desejam isenção de taxa devem ficar atentos. O prazo para solicitação do benefício termina neste domingo (15) e os alunos com direito à gratuidade têm prazo até as 23h59 para fazer a solicitação no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). 










O Grão-Mestre Ubiratan João de Castro (E) participa, na Bolívia, até este domingo (15), da Grande Assembleia da Confederação Maçônica Interamenicana que reúne representantes maçons de 24 países da América Latina, Caribe e Europa. No registro, com José Crespo Bonadona, grão-mestre boliviana 



Compensação - Os estabelecimentos comerciais que fornecerem, pelo Cheque Minha Casa, do Governo do Estado, material de construção e móveis e eletrodomésticos para as famílias das cidades atingidas pelas enchentes não vão receber dinheiro pela transação, mas abate no recolhimento do ICMS. Segundo o governador Flávio Dino, que visitou nesta sexta-feira(13) Pedreiras e Trizidela do Vale, a ação visa a amenizar o sofrimento de quem perdeu suas casas ou teve geladeira, fogão, televisão e outros bens danificados. 

Empresa - Ceres Murad e Elizabeth Rodrigues participaram em Gramado (RS) do Encontro Nacional de Empresas Familiares (Enef), onde na solenidade de abertura apresentaram um case de sucesso em governança e gestão do Colégio Dom Bosco, que dirigem em sociedade com a mãe, Izabel Rodrigues, e já se encontra na terceira geração. Além delas, os diretores Rebeca Murad e Evandro Rodrigues Costa, proferiram a palestra Uma Incrível Transição entre Gerações, em que mencionam as mudanças na empresa.

Nenhum comentário: