23 de abr de 2018

Conab recebe autorização para adquirir arroz e vender milho para normalizar abastecimento nacional de grãos

GIRO ECONÔMICO

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi autorizada a vender, por meio de leilões públicos, até 1 milhão de toneladas de milho em grãos. O objetivo da oferta é atender à demanda dos criadores de animais, que reclamam dos altos preços do cereal no mercado. O primeiro aviso para venda de 200 mil toneladas de milho foi publicado sexta-feira (20), dirigido a criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional do Produtor Rural (Sican) e representados por bolsas de mercadorias. 

Também foi autorizada a aquisição de até 70 mil toneladas de arroz em casca, ao preço mínimo de R$ 36,01 a saca de 60kg. O valor varia de acordo com a classificação em função dos ágios e deságios previstos no Manual de Operações da Conab.

A compra do produto foi reivindicada pelos produtores gaúchos, responsáveis por 75% da produção nacional, devendo produzir cerca de 8 milhões de toneladas de arroz. De acordo com a Conab, essa medida será necessária para conter a pressão de oferta, em consequência do início da colheita. 

Acidentes  - De 2012 a 2017, a Previdência Social gastou R$ 26 bilhões com benefícios acidentários, uma perda de 305.299.902 dias de trabalho com afastamentos previdenciários e registro de 4 milhões de acidentes notificados, dos quais 646 mil por ano são trabalhadores da economia formal. Para combater essa realidade, o Ministério Público do Trabalho junta-se à campanha Abril Verde, voltada para conscientizar os trabalhadores sobre esses riscos, com exposições fotográficas, exibição de vídeos e divulgação de spots de rádio. 

Senac - De 07 e 28 de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizará o Maio da Beleza e Bem-Estar, com ações educativas sobre as novas tendências do mercado na área. A programação visa a promover conhecimentos nas diversas áreas da beleza, oferecerá workshops de Revitalização Facial e Massagem Oxigenante; Reflexologia; Maquiagem Social; e Pantala. Os cursos, gratuitos, serão nos turnos matutino e vespertino, dão direito a declaração de participação com a respectiva carga horária. 

Televisão - Desde terça-feira (16) da semana passada, a população de São Luís está sem receber programação da Band pela TV Maranhense. Uma solução para o problema deverá ser a criação de um canal próprio pela emissora paulista a fim de não perder uma praça tão expressiva quanto a da capital maranhense. 





Na solenidade de premiação Empresa do Ano, quarta-feira (11), na Associação Comercial, Márcia Nadler com dois homenageados, José Roberto Ribeiro (E), Shopping da Ilha, e Benjamin Franklin, da Temarco 



Desemprego - Codó, governado por um dos maiores industriais do Maranhão, Francisco Nagib, sócio da F.C. Oliveira, é o município com o pior desempenho na geração de empregos no Maranhão, segundo números do Cadastro Geral de Empregado e Desempregados (Caged). De acordo com a estatística, em março, quando o estado teve saldo positivo de 1.336 empregos preservados, Codó teve desempenho de -128. No acumulado do ano, são 161 empregos perdidos e o saldo dos últimos 12 meses também é negativo: -227. 

Centenário - A Comissão do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão, criada pela OAB-MA e presidida por João Batista Ericeira (diretor da Escola Superior de Advocacia – Esa), realiza quarta e quinta-feira (dias 25 e 26) o Seminário Comemorativo do Centenário da Faculdade de Direito do Maranhão, evento que será encerrado, sábado (28), na Associação Comercial do Maranhão, com a sessão solene em que será prestada homenagem ao cônsul Fran Paxeco, um dos idealizadores da instituição de ensino.

Nenhum comentário: