O presidente Michel Temer assinou, quinta-feira (05), decreto que oficializa a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Parnaíba. A proposta foi aprovada em março durante a reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Quarta-feira (04), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a Resolução 94, assinada pelo ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), que ratifica a decisão. A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba é considerada a segunda mais importante do Nordeste e se estende por uma área de 331.441 km², abrangendo os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
No Maranhão, a bacia tem aproximadamente 19,5% de sua área, incluindo 39 municípios, sendo 11 totalmente inseridos em sua área de influência. Considerando o alto, médio e o baixo curso do rio, 15 municípios estão localizados no baixo (9.920,14 km²), nove no médio (9.638,44km²) e quinze no alto curso (46.927,69 km²).
As cidades mais populosas ao longo da bacia do Parnaíba são Balsas, Brejo, Coelho Neto, Pastos Bons, Santa Quitéria do Maranhão, São João dos Patos, Timon e Tutóia. Leia reportagem completa em Maranhão Hoje.
As cidades mais populosas ao longo da bacia do Parnaíba são Balsas, Brejo, Coelho Neto, Pastos Bons, Santa Quitéria do Maranhão, São João dos Patos, Timon e Tutóia. Leia reportagem completa em Maranhão Hoje.
Gráficos - Empresários de vários estados fundaram uma nova entidade para defender o setor gráfico brasileiro, a Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação (Andigraf), que já está presente em 15 estados, com perspectivas de chegar até o final do ano a todos os 26, além do Distrito Federal. Segundo Roberto Moreira, presidente da Andigraf e Sindgraf, no Maranhão, o esforço inicial é para realização de capacitações e treinamentos em gestão, informatização e orientação jurídica e fiscal dos associados.
Seminário - A Federação das Indústrias (Fiema) promove nesta segunda-feira (09), a partir das 8h30, o Seminário Empresarial "Competitividade industrial e as instituições democráticas", em parceira com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam). O objetivo é promover interlocução entre empresários e o Poder Judiciário, com foco na defesa de interesses da indústria. O diretor da Esmam, desembargador Paulo Velten, proferirá a palestra O Estado Constitucional e a Jurisprudência Empresarial do TJ-MA.
Reconhecimento - As entidades que representam o setor agropecuário certamente devem estar pensando, para maio, numa homenagem às pessoas que mais contribuíram para a erradicação da febre aftosa no Maranhão, de 2002 a 2018, que vai ter reconhecimento internacional, pela OIE.
Roberto Moreira (segundo à esquerda), dono da Gráfica Cores, com empresários que fundaram a Associação Nacional da Indústria Gráfica (Andigraf), entidade que já está presente em quinze estados
Concessionária - A partir de segunda-feira a concessionária Kia em São Luís estará sob novo comando, mas permanece no mesmo endereço, na Avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau. A nova detentora da marca coreana é a Saga Veículos, que fechou negócio com a Auvepar, e deve assumir também as revendas das chinesas Chery e Lifan. Com o fechamento desta transação, a Saga passa a representar sete marcas na capital maranhense, já que representa também a Renault, General Motors, Jeep e Fiat.
Premiação - A Associação Comercial do Maranhão realiza, nesta quarta-feira (11), a solenidade de entrega do prêmio Empresa do Ano ao Hotel Abbevile Hoteis e Turismo (categoria micro e pequena empresa), ao Shopping da Ilha (média empresa) e Termaco Lógística (categoria Grande Empresa). O presidente da entidade, Felipe Mussalém, pretende reunir, nesta solenidade, as maiores lideranças empresariais e representantes dos três poderes legislativos, para reforçar a importância da premiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário