8 de abr de 2018

Criado, pelo presidente Michel Temer, Comitê voltado para garantir a conservação da Bacia do Parnaíba

GIRO ECONÔMICO

O presidente Michel Temer assinou, quinta-feira (05), decreto que oficializa a criação do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Parnaíba. A proposta foi aprovada em março durante a reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Quarta-feira (04), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a Resolução 94, assinada pelo ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), que ratifica a decisão. A Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba é considerada a segunda mais importante do Nordeste e se estende por uma área de 331.441 km², abrangendo os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. 

No Maranhão, a bacia tem aproximadamente 19,5% de sua área, incluindo 39 municípios, sendo 11 totalmente inseridos em sua área de influência. Considerando o alto, médio e o baixo curso do rio, 15 municípios estão localizados no baixo (9.920,14 km²), nove no médio (9.638,44km²) e quinze no alto curso (46.927,69 km²).

As cidades mais populosas ao longo da bacia do Parnaíba são Balsas, Brejo, Coelho Neto, Pastos Bons, Santa Quitéria do Maranhão, São João dos Patos, Timon e Tutóia. Leia reportagem completa em Maranhão Hoje.

Gráficos - Empresários de vários estados fundaram uma nova entidade para defender o setor gráfico brasileiro, a Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação (Andigraf), que já está presente em 15 estados, com perspectivas de chegar até o final do ano a todos os 26, além do Distrito Federal. Segundo Roberto Moreira, presidente da Andigraf e Sindgraf, no Maranhão, o esforço inicial é para realização de capacitações e treinamentos em gestão, informatização e orientação jurídica e fiscal dos associados. 

Seminário - A Federação das Indústrias (Fiema) promove nesta segunda-feira (09), a partir das 8h30, o Seminário Empresarial "Competitividade industrial e as instituições democráticas", em parceira com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam). O objetivo é promover interlocução entre empresários e o Poder Judiciário, com foco na defesa de interesses da indústria. O diretor da Esmam, desembargador Paulo Velten, proferirá a palestra O Estado Constitucional e a Jurisprudência Empresarial do TJ-MA. 

Reconhecimento - As entidades que representam o setor agropecuário certamente devem estar pensando, para maio, numa homenagem às pessoas que mais contribuíram para a erradicação da febre aftosa no Maranhão, de 2002 a 2018, que vai ter reconhecimento internacional, pela OIE. 






Roberto Moreira (segundo à esquerda), dono da Gráfica Cores, com empresários que fundaram a Associação Nacional da Indústria Gráfica (Andigraf), entidade que já está presente em quinze estados 



Concessionária - A partir de segunda-feira a concessionária Kia em São Luís estará sob novo comando, mas permanece no mesmo endereço, na Avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau. A nova detentora da marca coreana é a Saga Veículos, que fechou negócio com a Auvepar, e deve assumir também as revendas das chinesas Chery e Lifan. Com o fechamento desta transação, a Saga passa a representar sete marcas na capital maranhense, já que representa também a Renault, General Motors, Jeep e Fiat. 

Premiação - A Associação Comercial do Maranhão realiza, nesta quarta-feira (11), a solenidade de entrega do prêmio Empresa do Ano ao Hotel Abbevile Hoteis e Turismo (categoria micro e pequena empresa), ao Shopping da Ilha (média empresa) e Termaco Lógística (categoria Grande Empresa). O presidente da entidade, Felipe Mussalém, pretende reunir, nesta solenidade, as maiores lideranças empresariais e representantes dos três poderes legislativos, para reforçar a importância da premiação.

Nenhum comentário: