30 de abr de 2018

Diretor regional do Senac, José Ahirton, é homenageado na Câmara Municipal com título de Cidadão de São Luís

José Ahirton (C) com familiares e amigos comemora reconhecimento da
Câmara Municipal, que lhe concedeu título de Cidadão Honorário de São Luís

GIRO ECONÔMICO

O advogado José Ahirton Baptista Lopes, diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi distinguido, semana passada, pela Câmara Municipal de Vereadores, com o título de Cidadão Honorário de São Luís. A iniciativa foi da vereadora Bárbara Soeiro, que justificou a homenagem pelos relevantes serviços prestados ao município. 

Nascido em Passagem Franca, Ahirton passou a infância e parte da adolescência em São Domingos do Maranhão, de onde seguiu para Colinas e posteriormente para a capital, onde se graduou em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e exerceu, dentre outras atividade o cargo de vice-cônsul da França no Maranhão, assessor de juiz do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-16ª Região) e presidente do Conselho Estadual do Trabalho.

À frete do Senac, ele implantou as unidades móveis, reformou e ampliou o Centro de Formação Profissional de Imperatriz, Centro de Educação Profissional de Caxias, Bacabal e Santa Inês, instalo o Restaurante Escola Senac (em São Luís) está construindo Centro de Educação Profissional em Pinheiro e Açailândia. 

Medalha - Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público recebeu a Medalha Zilda Arns de Boas Práticas da Primeira Infância, no 5° Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância, realizado em Forquilhinha (SC), evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com Unicef e Pastoral da Criança. A premiação foi um reconhecimento à Família Acolhedora, que integra o Planejamento Estratégico do MP. 

Estagiários - Os estagiários deverão ser obrigatoriamente inscritos no sistema de Previdência Social, como parte do regime especial de contribuições e benefícios. É o que determina projeto na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para esta quarta-feira (2), e que tem o relatório pela aprovação de José Pimentel (PT-CE). A proposta torna obrigatória também a anotação do estágio na Carteira de Trabalho e é vista como "um grande avanço" ao sistema previdenciário e "um enorme benefício" os próprios estagiários. 

Coletânea - Será aberta às 19h desta quinta-feira (03), no São Luís Shopping, a exposição coletânea, coordenada pela marchand Silvânia Tamer e que reúne trabalhos de cinco consagrados artistas plásticos, Rogério Martins, Fransoufer, Ednilson Costa, Botêlho e Victor Rêgo. 

O jornalista Clélio Silveira, proprietário do Agora Santa Inês, jornal semanal que circula em toda região do Pindaré, foi distinguido com a Medalha Manoel Beckman pela Assembléia Legislativa pelos seus cinquenta anos de trabalho na área de Comunicação. No registro, o momento em que recebia a medalha do deputado Sousa Neto 


Parceria - Ao visitar, neste sábado (28), em Uberaba (MG), a ExpoZebu, considerada a maior feira da pecuária zebuína no mundo, o presidente Michel Temer falou sobre a importância do agronegócio para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo ele, o agronegócio tem sido um dos sustentáculos do PIB brasileiro. Ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, voltou a citar que seu governo fez parceria entre Executivo e Legislativo e afirmou que as reforma feitas são fruto desse trabalho conjunto. 

Financiamento - Médios e grandes produtores rurais já contrataram R$ 101,92 bilhões de instituições financeiras, de julho de 2017 a março deste ano, montante que representa 54,1% do total anunciado pelo Governo Federal para financiar a produção agrícola brasileira e 9,2% de aumento em relação a igual período do ano anterior. Os dados constam do Relatório de Financiamento Agropecuário divulgado, semana passada, pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Nenhum comentário: