19 de abr de 2018

Estudo divulgado pela Boa Cista SCPC indica vendas no comércio aumentarem nos últimos 12 meses

GIRO ECONÔMICO

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 3,7% no acumulado em 12 meses (abril de 2017 a março de 2018) frente ao mesmo período anterior, segundo dados da Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal dessazonalizada, foi observado crescimento de 0,3% em relação a fevereiro. Já na avaliação contra março do ano anterior, houve aumento de 1,1%. O resultado de março aponta uma leve melhora após o baixo desempenho dos dois meses anteriores. 

A atividade baixa do varejo no início do ano é reflexo de um mercado de trabalho ainda fragilizado, que reduz o impacto positivo de medidas como o corte da Selic. Mas com as expectativas de continuidade na redução de juros ao consumidor, expansão do crédito e diminuição do desemprego, espera-se que ocorra a consolidação de um ritmo maior de recuperação em 2018.

Os segmentos que tiveram melhor desempenho foram móveis e eletrodomésticos; tecidos vestuários e calçados; supermercados, alimentos e bebidas; e combustíveis e lubrificantes. 

Pestana - Diretores da Blue Tree reúnem nesta sexta-feira (20) profissionais de imprensa e outros formadores de opinião para anunciar as mudanças que vão ser implantadas no seu primeiro hotel em São Luís, o mesmo que ostentava a bandeira Pestana. Trata-se de um dos mais tradicionais empreendimentos de hotelaria do Maranhão, localizado numa das áreas mais privilegiadas de São Luís, a praia do Calhau, que deve passar por algumas adaptações a fim de coloca-lo no mesmo padrão dos demais hotéis da rede. 

Lançamento - A Canopus Construções lançou, semana passada, três novos empreendimentos: Condomínio Gran Village Araçagy, Village do Porto e Village dos Pássaros IV. Segundo Parmênio Júnior, diretor da empresa, apesar da crise, seus investimentos vão se mantendo e em breve outros anúncios serão feitos. Para estimular os corretores de imóveis a comercializar essas unidades, foi lançada, na mesma data de apresentação dos condomínios, a campanha Copa Canopus, vendeu é gol!

Aluguel - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado para reajustar alugueis, subiu 0,4% no segundo decêndio de abril (de 21 de março a 10 de abril), um avanço menor 0,19 ponto percentual do que o 0,59% do mesmo período de março. Os dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). 





No lançamento do projeto Lençóis do Amanhã, em Santo Amaro, Cláudio Calzavara (E), presidente da Ademi, com Gabriela Camões, João Alberto Motta Filho e Vinícius Motta, da Viluma 



Cultura - O Banco do Nordeste abriu chamada pública para selecionar propostas que farão parte da programação de seus três Centros Culturais, no Cariri e Fortaleza, no Ceará, além de Sousa, na Paraíba, de julho de 2018 a junho de 2019. As inscrições põem ser feitas até até 18 de maio e as iniciativas selecionadas farão parte de um cadastro com propostas de relevância cultural e artística, nas áreas de artes cênicas, artes visuais, música, formação e atividades infantis. Os selecionados podem receber cachês de até R$ 13 mil. 

Transformar - Está em cartaz no Salão de Exposições do Parque Botânico Vale a mostra assinada pelo artista plástico maranhense Sidney Colins, que cria peças a partir da reciclagem e reaproveitamento de materiais, em especial o papel. A exposição está aberta a visitação até 12 de maio, sempre no horário de funcionamento do Parque: segunda-feira a sábado, das 8h às 16h. O Parque Botânico Vale de São Luís fica na Avenida dos Portugueses, no bairro Anjo da Guarda, em São Luís.

Nenhum comentário: