3 de abr de 2018

Maranhão prepara-se para receber a certificação internacional de livre da febre aftosa sem vacinação

GIRO ECONÔMICO

As atenções dos pecuaristas maranhenses estão voltadas para Paris (França), onde no próximo mês, na 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da Organização de Saúde Animal (OIE), o Brasil será declarado livre da aftosa sem vacinação. O encontro reunirá delegados dos 181 Países Membros e contará com a presença de chefes de Estado e ministros de Agricultura. 

O Brasil receberá o certificado, abrangendo os estados do Amapá, Roraima, partes do Amazonas e Pará e com isso, o processo de implantação de zonas livres alcança toda sua extensão territorial. O presidente Michel Temer participará da reunião da OIE, dias 22 e 23 de maio, e o ministro Blairo Maggi receberá a certificação no dia 24, a ser entregue pela diretora geral Monique Eloit.

O combate à aftosa no Maranhão se intensificou a partir de 2002 pelo então governador José Reinaldo Tavares; em 2013 o estado foi reconhecido pelo Ministério da Agricultura livre da doença e em 2014 recebeu certificação internacional, mas ainda com vacinação, e este ano será o reconhecimento de erradicação sem vacina.

Fiscalização - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estará em campo até 13 de abril fiscalizando beneficiários do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), que proporciona acesso de criadores de pequeno porte aos estoques do governo, por meio de vendas diretas a preços compatíveis aos do mercado atacadista local. Os fiscais estão verificando informações cadastrais do beneficiário, tamanho do plantel e a utilização do milho comprado pelo programa, que deve ser destinado somente à alimentação dos animais. 

Reeleição - O empresário José Arteiro da Silva foi reconduzido nesta terça-feira (03) ao cargo de presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), entidade que é mantenedora do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Segundo Arteiro, mais uma vez está cedendo a pressões dos filiados da entidade, que eleição após eleição adiam sua aposentadoria, já que manifesta há anos que gostaria que outro assumisse o cargo, e como ninguém e candidata ele fica. 

Sebrae - Começam as articulações com vistas à eleição no Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, em dezembro. Das entidades que compõem o colegiado, duas nunca tiveram a oportunidade de presidi-lo: as federações do Comércio e da Agricultura. 









José Arteiro, no registro com os diretores regionais do Senac, José Ahirton Lopes (E), e do Sesc, Maria dos Remédios, foi reeleito nesta terça-feira presidente da Federação do Comércio



Transporte - O movimento nos aeroportos administrados pela Infraero aumentou 2% na Semana Santa. De 29 de março a 02 de abril foram embarcados e desembarcados cerca de 1,06 milhão de passageiros, enquanto em 2017 foram 1,04 milhão entre 13 e 17 de abril. A Infraero adotou medidas, como intensificação dos trabalhos das equipes de segurança e de operações, além de ter realizado manutenções preventivas em equipamentos como esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros. 

Fiscalização - Não se sabe por que só os de propriedade particular, mas a pedido do Ministério Público, a Secretaria da Cultura e do Turismo vai fiscalizar as condições de conservação de todos os imóveis pertencentes a particulares na área tombada do Centro Histórico de São Luís. Com base no levantamento, vão ser cobradas ações para recuperação e conservação dos mesmos. Quantos aos pertencentes ao poder público, continuam como estão, a espera de interessados em aderir ao programação Adote um Casarão.

Nenhum comentário: