24 de abr de 2018

São Luís foi o município que liderou geração de empregos no Maranhão em março, segundo os números do Caged

GIRO ECONÔMICO

São Luís foi o município do Maranhão que teve melhor desempenho na geração de empregos no mês de março, segundo número do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados na última sexta-feira (20). Segundo a estatística, foram 6.170 admissões no mês contra 5.528 demissões, gerando saldo de 642 postos de trabalho preservados. 

Nos três primeiros meses do ano, foram 17.802 contratações e 17.217 desligamentos, gerando um saldo de 585 e no acumulados do últimos 12 meses, foram 74.894 contratações e 69.044 desligamentos, o que dá um saldo de 5.850. O segundo melhor desempenho é de Açailândia, onde foi registrado um saldo de 146, em março; 116 no trimestre e 148 no acumulado dos 12 meses.

Na outra ponta, aparece Codó, com desempenho de -128 em março, -161 no trimestre e -227 em 12 meses. O segundo pior desempenho é de Imperatriz, com saldo de -109 e um acumulado no ano de -332, mas saldo positivo de 359 nos 12 meses. Leia reportagem completa em Maranhão Hoje.

Legislação - Na palestra proferida a empresários, sexta-feira (20), o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, disse que a atuação do Poder Judiciário está se confundindo com a de um parlamento, pois alguns ministros estão atuando para atender pressão das ruas, deixando de lado a observância das leis e da Constituição. Segundo ele o Congresso Nacional deve chamar para si a responsabilidade de regulamentar alguns pontos em dúvida, como prisão em segunda instância, a fim de não deixar o Brasil cair na insegurança jurídica. 

Turismo - Uma boa oportunidade para o Maranhão pegar carona nas ações do Ministério do Turismo para divulgar seu potencial turístico numa dos países que mais demandam para visitantes para o Brasil. Neste domingo (22), o ministro Vinicius Lummertz anunciou que pretende ampliar a divulgação do turismo brasileiro na Itália. Segundo ele, a estratégia é focar em programações especiais como o festival "Tra Amici", que levou a Roma e cidades do norte intaliano eventos culturais e gastronômicos brasileiros. 

Ações da BRK - Começaram nesta segunda (23) e prosseguem até sexta-feira (27), as ações do projeto Água na Escola – Gotas de Futuro, apadrinhado pela embaixadora do ITB e campeã mundial Daiane dos Santos, que a BRK Ambiental está levando para os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar. 

No encontro com empresários, sexta-feira (20), em São Luís, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara Federal, com Benedito Mendes (E), da BB Mendes; Cláudio Azevedo, presidente do Sifema, que coordenou os trabalhos, e Marcelino Ramos (D), vice-presidente da Federação do Comércio 


Parque - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) entrega, nesta terça-feira (24), o Parque Centenário de Balsas. Segundo o secretário Marcelo Coelho, a entrega do Parque faz parte das comemorações dos cem anos de Balsas. “A população balsense merece tudo isso, o que era sonho agora é realidade no governo Flávio Dino. Um investimento, que permitirá à população ter maior convívio com a cultura, com o lazer e com os esportes, além do compromisso com a preservação ambiental”. 

Saneamento - A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado deve votar nesta terça-feira (24) o substitutivo ao projeto que torna obrigatória a cobrança separada dos serviços de água e de esgotamento sanitário a fim de evitar cobrança por serviços não oferecidos à população. A taxa de esgoto seria apenas quando o serviço fosse efetivamente prestado. O autor da proposta, Cyro Miranda (PSDB-GO), diz que a cobrança conjunta não estimula as concessionárias a investir na coleta e no tratamento de esgoto.

Nenhum comentário: