5 de mai de 2018

Embrapa Cocais realiza dia de campo em Codó para debater as novas cultivares de arroz e de feijão caupi

GIRO ECONÔMICO

Para discutir o manejo das cultivares de arroz e o uso do feijão caupi biofortificado na safrinha como estratégias de diversificação para o desenvolvimento da agricultura familiar maranhense, será realizada neste sábado (05), em Codó, um dia de campo promovido pela Embrapa Cocais, que vai reunir técnicos, professores, estudantes, extensionistas e produtores da região para esses debates.

Estão previstas palestras sobre “Manejo de cultivares de arroz e rotação de culturas: fatores para a diversificação e obtenção de altas produtividades”, a ser proferida pelo analista Carlos Santiago, que também fará explanação sobre “Uso de sementes certificadas: benefícios para o produtor”, em parceria com Fernando Santos Rabelo, analista da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa.

Os parceiros do evento são o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Múltipla Assessoria e Projetos, Programa Mais Produção, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Governo da Nova Zelândia, Governo do Maranhão, Rede BioFORT e Rede Brasil Arroz. Leia reportagem completa em MARANHÃO HOJE.

Etanol - A melhoria na qualidade da cana-de-açúcar motivou o aumento de 1,4% na produção de etanol no país, que deverá chegar a 28,16 bilhões de litros, de acordo com o primeiro Levantamento da Safra 2018/19 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado nesta quinta-feira (03). A produção total de cana, segundo a estimativa da estatal, deve atingir a marca de 625,96 milhões de toneladas, demonstrando redução de 1,2% em relação à safra 2017/18, que fechou em 633,26 milhões de toneladas. 

Greve - De terça-feira (08) a quinta (10, cerca de 7 mil analistas tributários da Receita Federal vão paralisar as suas atividades num protesto pelo cumprimento integral do acordo salarial da categoria, assinado há mais de dois anos. O movimento exige que o governo regulamente, por meio de decreto, o bônus de eficiência e produtividade da carreira Tributária e Aduaneira. A gratificação foi aprovada em lei em 2017 e é um importante instrumento amparado no cumprimento de metas de eficiência da Receita Federal. 

O deputado federal José Reinaldo Tavares (E) terá sua filiação 
ao PSDB ratificada neste sábado (05) pelo presidente nacional da 
legenda, Geraldo Alckmin, pré-candidato a presidente, que nesta 
sexta-feira participou de um debate com a classe empresarial maranhense 

Jantar - O Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Maranhão, a Associação de Mulheres Empreendedoras do Maranhão (AME) e o Movimento Empreender Mulher promovem dia 10, Villa Reale Buvffet, Jantar Dançante pela passagem do Dia das Mães, que será comemorado no próximo dia 12. 

Doação - O Serviço Social da Indústria (Sesi) está arrecadando livros novos ou usados, desde que estejam em bom estado de conservação, para serem doados durante a Ação Global 2018, que será realizada no próximo dia 26, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, em São Luís, com o tema “Sesi: Educar para Transformar”. As doações podem ser de livros didáticos, paradidáticos, apostilas, livros infantojuvenis, de literatura, que serão distribuídos às famílias de baixa renda atendidas no mutirão.

Financiamento - Muita gente não sabe, mas, mesmo depois de firmado contrato de financiamento habitacional com um banco, é possível transferir a dívida para outra instituição financeira, desde que o pedido seja feito pelo comprador. Com o anúncio da Caixa Econômica Federal da redução de até 1,25 ponto porcentual dos juros, pode ser uma boa alternativa negociar, orienta a advogada Ana Cristina Brandão Feitosa, executiva da Associação Brasileira dos Mutuários de Habitação (ABMH) em São Luís.

Nenhum comentário: