22 de mai de 2018

Federação das Indústrias promove debate sobre linhas de financiamento do BNDES para micro e pequenas empresas

GIRO ECONÔMICO

A Federação das Indústrias (Fiema) agendou para esta terça-feira (22) o ciclo de palestras “O BNDES Mais Perto de Você”, ação que é uma iniciativa do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) que tem por objetivo apresentar as linhas de financiamento do banco para micro, pequenas e médias empresas. A apresentação foi feita por José Lamartine Távora Júnior, engenheiro, e Fernando Castilhos, administrador. 

Nas palestras dos técnicos do BNDES, a apresentação as principais linhas de financiamento para MPEs, como Cartão BNDES (crédito rotativo), BNDES Giro (capital de giro), BNDES Finame (aquisição de máquinas e equipamentos), BNDES Automático (projetos de investimentos) e BNDES Exim (exportação). Na ocasião, micro, pequenos e médios empresários também poderão esclarecer dúvidas e saber quais as opções de crédito mais adequadas aos seus negócios.

Nos três primeiros meses de 2018, o BNDES desembolsou R$ 11,2 bilhões. Deste total, mais da metade (54% ou R$ 6,1 bilhões) foram destinados a micro, pequenas e médias empresas.

Fundos - Congressistas do Norte e Nordeste estão se articulando para aprovar projeto do senador Eunício de Oliveira (MDB-CE) que prorroga incentivos às empresas que estão nas áreas de abrangência das superintendências do Norte (Sudam) e Nordeste (Sudene). O prazo dos incentivos está previsto para acabar no final do ano, mas, se aprovada a renovação, o prazo se estende até 2023. A necessidade de aprovação ainda no primeiro semestre se deve às mudanças no calendário legislativo por conta das eleições.

Graduação - O Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública (CECGP), do advogado Sérgio Tamer, já recebeu autorização do Ministério da Educação para implantação de cursos de graduação em nível superior, e o primeiro será de Segurança Pública, na modalidade tecnológico, com duração de dois anos e meio, tendo como público alvo policiais (civis e militares), bombeiros, guardas municipais, salva-vidas e outros profissionais que lidam diretamente com a segurança e proteção das pessoas.

No Congresso Nacional de Hotéis (Conetel), realizado semana 
passada em Fortaleza (CE), – Conote, o presidente da Fiema, 
Edilson Baldez, com o prefeito de Morros, Sidrack Feitosa 
(e a esposa Eliana),  Romulo Costa, Socorro Araujo, João Barros 
Filho, Edmilson Cutrim e Armando Ferreira e oficiais do 
Batalhão de Turismo

Municípios - O Projeto de Lei Complementar que regulamenta a criação de municípios no Brasil, é o destaque do Plenário da Câmara dos Deputados a partir de terça-feira (22). A matéria teve o regime de urgência aprovado na última quarta-feira (16) e precisa do apoio de um mínimo de 257 deputados. Hoje, o Brasil tem 5.570 municípios.

Fundos - Tramita na Câmara Federal Medida Provisória 812/17 que muda a forma de cálculo das taxas de juros dos empréstimos não rurais concedidos com recursos dos fundos constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). Com o texto, as taxas serão aproximadas da Taxa de Longo Prazo (TLP), com apuração mensal e ajuste pela inflação. De acordo com o projeto de lei de conversão da deputada Simone Morgado (MDB-PA), as mudanças valem para contratos firmados a partir de 1º de janeiro de 2018.

Leilão - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, quinta-feira (24), mais uma venda direta de milho, por meio de seu sistema de leilão eletrônico. O produto está armazenado no Mato Grosso. O objetivo é aumentar o acesso dos criadores ao produto que é utilizado para a ração animal. Esta série de leilões está prevista em resolução do Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep), que autorizou as operações para atender reivindicação dos criadores em razão do alto preço do cereal no mercado.

Nenhum comentário: