11 de mai de 2018

Pesquisa divulgada pelo IBGE indica aumento nos abates de bovinos e suínos no primeiro trimestre deste ano

GIRO ECONÔMICO

O abate de bovinos no Brasil teve um aumento de 1,4%, o de suínos 0,5% e o de frangos, redução de 2,0%, no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2017. Na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 com o quarto de 2017, o abate de bovinos caiu 6,9% e o de suínos 4,7%, enquanto que o de frangos cresceu 2,6%, chegando a 1,47 milhão de cabeças. A aquisição de leite chegou a 6,10 bilhões de litros, o melhor resultado para um 1º trimestre desde 2016, com alta de 4,1% em relação ao 1º tri de 2017 e redução de 6,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

A produção de peças de couro cresceu 1,4% frente ao 1º tri de 2017 e recuou 3,3% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Já a produção de ovos subiu 5,2% comparada a 1º tri de 2017, totalizando 831,31 milhões de dúzias, e recuou 2,6% em relação ao trimestre anterior.

Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quarta-feira (09). 

Transporte - A demanda por voos domésticos das companhias aéreas brasileiras acumulou alta de 3,4% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2017, bem como aumentou a oferta cresceu com alta de 2,2%. Ao todo, foram transportados 23 milhões de passageiros pagos e a taxa de aproveitamento das aeronaves também cresceu, atingindo 81,9% dos assentos, com variação positiva de 1,1% em relação ao primeiro trimestre de 2017. O transporte de carga e correio teve alta acumulada de 11%. 

Bancos - O Banco Central publicou circular, quarta-feira (09), para regulamentar funcionamento das agências bancárias durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia 2018. A autorização prevê que os bancos podem alterar o horário de atendimento ao público, mas devem garantir funcionamento mínimo de quatro horas ao longo do dia, uma hora a menos do que as cinco horas obrigatórias exigidas para os dias úteis. Na primeira fase, a norma vale para os dias 22 e 27 quando o Brasil joga às 09h e às 15h. 


No encontro com a classe empresarial, sexta-feira da semana
passada, dia 04, indagado pelo editor deste Giro se o PSDB na eleição
deste ano vai defender o legado de Fernando Cardoso, Geraldo
Alckmin garantiu que sim, e mais: só o Banco do Brasil não é privatizável.
O registro fotográfico é de Danielle Vieira da Intermídia

Presidenciável
- O ex-ministro do Esporte e ex-presidente da Câmara Federal Aldo Rebelo, que é pré-candidato a presidente da República pelo PSB, participa nesta sexta-feira, a partir as 09h, no Grand São Luís Hotel de um debate com a classe empresarial. 

Propaganda - O departamento de marketing do Magazine Luiza investiu alto em propaganda na televisão para anunciar sua chegada a São Luís e esqueceu um detalhe: informar onde ficam as lojas inauguradas nesta quinta-feira (10), pois a mensagem parecia direcionada para uma cidade onde a empresa já funciona há anos. Somente com a leitura de jornais, sites etc a população ficou sabendo que estão na Rua Grande (Centro), Avenida São Marçal (João Paulo), Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohab-Anil) e Maiobão. 

Dia de Campo - O presidente da Federação da Agricultura, Raimundo Coelho, comanda, neste sábado (12) o primeiro seminário intitulado Agrodiálogos, em Poção de Pedras e Esperantinópolis. A proposta visa a atender produtores rurais, seus familiares e demais atores do setor rural por meio de seminários com informações acerca de inovações tecnológicas, educação rural, empreendedorismo, educação sanitária, formação profissional rural, assistência técnica, organização e participação política.

Nenhum comentário: