15 de jun de 2018

Conab realiza um novo leilão para transporte de milho com reserva de cargas para caminhoneiros autônomos

GIRO ECONÔMICO

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, quarta-feira (13), dois avisos para remoção de cerca de 144 mil toneladas de milho em grãos para suprir armazéns localizados em estados das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O produto é destinado aos criadores de aves e suínos beneficiados pelo Programa de Vendas em Balcão. A primeira será para frete de 100 mil toneladas do cereal, a ser realizada por meio do pregão eletrônico dia 29. 

Já a segunda, será sem licitação, para atender a Medida Provisória do governo federal que prevê a reserva de até 30% dos fretes contratados para cooperativas, sindicatos e associações de transportadores autônomos. A entrega de documentação poderá ocorrer até o dia 29 de junho também.

A mercadoria a ser transferida, tanto por meio de transporte autônomo como por pregão eletrônico, será destinada aos estados do Amazonas, Pará, Roraima, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. 

Amoêdo  - As entidades empresariais já confirmaram mais um encontro com presidenciáveis, para terça-feira (19), no Blue Tree Towers São Luís (ex-Pestana), desta vez com o João Amoêdo (Partido Novo), que vem a São Luís para proferir palestra na Semana do Mercado Financeiro promovido pela Universidade Dom Bosco (UNDB). Amoêdo é engenheiro, mas se destacou no mercado financeiro, como diretor do Unibanco (anexado ao Itaú) e defende um estado mínimo para que o Brasil possa crescer. 

Agronegócio - A Caixa Econômica vai disponibilizar R$ 8,5 bilhões para a safra 2018/19, que começa em 1º de julho, com inclusão da piscicultura no custeio de integração. Os produtores podem apresentar propostas a partir de segunda-feira (18) para as linhas de custeio, industrialização, comercialização e investimento, com recursos obrigatórios, livres e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Caixa oferece condições especiais a quem tem dificuldades de pagar parcelas da safra 2017/18. 

O grão mestre da Maçonaria, Ubiratan de Castro, entregou semana
 passada ao governador Flávio Dino o título de Venerável, numa visita ao
Palácio dos Leões, onde debateu  participação  dos maçons em ações do
governo para elevar o IDH do Maranhão
Zema - Para que o projeto do senador Roberto Rocha (PSDB) que prevê a criação da Zona de Exportação do Maranhão (Zema) ganhasse a simpatia dos parlamentares do Norte, coube a Edison Lobão fazer uma alteração dando a ele uma conotação bem diferente da Zona Franca de Manaus.

Copa do Mundo - Ao contrário das copas anteriores, este ano bares e restaurantes não se sentiram muito motivados para atrair clientes para seus estabelecimentos a fim de assistirem aos jogos do Brasil em telões, com oferta de cardápio especial e até shows musicais. O presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Maranhão (Sindbares), Francisco Neto, acredita, no entanto, que se o desempenho do Brasil for mostrando favorável para conquista do título, esse tipo de promoção pode ocorrer nas próximas partidas 

Logística - A VLI foi destaque da Fateclog 2018, um dos maiores congressos de logística do Brasil, com a apresentação do Tiplam, considerado um dos principais investimentos em infraestrutura portuária do país e que foi escolhido na categoria “projeto logístico” do Prêmio Rubens Lara. A avaliação dos jurados considerou o desempenho do Tiplam de 2017 até o início deste ano, quando terminal movimentou commodities agrícolas e insumos para agricultura, tais como enxofre, amônia, fertilizante, rocha, açúcar, soja, milho e farelo de soja.

Nenhum comentário: