5 de jun de 2018

"Nenhum Branco Nulo" é o preferido dos maranhenses para a disputa do Senado, segundo pesquisa do Exata

Os seis pré-candidatos que se movimentam para tentar atrair a simpatia dos eleitores maranhenses a fim de ocupar duas cadeiras  no Senado, não conseguem se aproximar do maior fenômeno deste eleição, Nenhum Branco Nulo, que, segundo pesquisa do Instituto Exata divulgada nesta terça-feira (05) pelo Jornal Pequeno, aparece com maior percentual do que pensa o eleitor fazer no dia da eleição.

De acordo com a pesquisa, que dá uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, estão tecnicamente empatados Eliziane Gama (PPS) - 17%; Edison Lobão (MDB) - 15%; e Sarney Filho (PV) - 15%. Os outros seis - Weverton Rocha (PDT) - 9%; José Reinaldo (PSDB) - 8% e Alexandre Almeida - 6% - também estariam tecnicamente empatados.

O que desperta curiosidade, no entanto, é a apatia ou desconfiança do eleitor em relação a esses candidatos, pois a soma de Nenhum + Branco + Nulo é igual a 18%. Não sabem ou não quiseram responder, 12%. Resumindo: 30% dos eleitores não têm preferência ou não conseguem se definir sobre esses candidatos, sinal de que ainda vão ter de trabalhar muito se quiserem chegar ao Congresso Nacional com representação legitimada pela vontade popular.

Nenhum comentário: