3 de jun de 2018

Pesquisa da Federação do Comércio indica aumento nas compras de presentes para o Dia dos Namorados



GIRO ECONÔMICO

Os comerciantes estão com o otimismo elevado depois de divulgada, pela Federação do Comércio, a pesquisa sobre intenção de consumo para o Dia dos Namorados. De acordo com os números, houve um crescimento de 23,2% dos que pretendem comprar alguma lembrança, na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o estudo, 64,3% dos consumidores estão predispostos a comprar. Para este ano, a pesquisa indica que os consumidores indecisos em relação consumo pontuaram apenas 3,9%, representando um recuo de 18,7%. 

Segundo a Fecomércio, com exceção do Dia das Mães e do Natal, as demais datas comemorativas em 2017 mantiveram uma limitação das expectativas de consumo, o que já não se verifica este ano, o que mostra estar o comércio em tímida, mas constante recuperação.

Segundo o levantamento, os itens mais indicados para presente são sapatos e bolsas (16,2%), além de cosméticos e perfumaria (13,5%) e relógios (10,4%), mas há os que vão se limitar a um chocolate ou a dar flores. 

Caminhões - O segmento de veículos pesados registrou em maio, no Maranhão, aumento de 63,46% na comparação com abril e de 25% em relação a maio do ano passado, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com os números, mês passado foram emplacados no estado 170 ônibus e caminhões contra 104 de abril e 136 de maio de 2017. No acumulado do ano, são 529 este ano contra 469 de 2017, ou seja, 1,62% a mais. 

Confecções - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) programou para este mês a realização de cursos de Vestuário, com foco em costura básica em malhas e designer sustentável. A ação é uma parceria com o Street Mall Atlanta Center, que participou de uma capacitação em Vitrinismo, que será ofertada novamente em outras oportunidades ainda este ano. O objetivo do Senai com esses treinamentos é capacitar profissionais para um segmento de mercado que está em constante evolução. 

Distinguido com a Medalha Timbira Mérito do Trabalho, o diretor 
regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), 
Ahirton Lopes, com o desembargador James Araújo Farias
Chile - Um grupo de empresários maranhenses encerrou neste sábado (02) uma missão ao Chile, onde foi cumprida, desde quarta-feira (30) uma agenda com vistas à Embaixada do Brasil, Câmara de Comércio Brasil-Chile e empresas que podem no futuro fazer intercâmbio com o Maranhão.

Combustíveis - A complexidade do mercado de combustíveis é a pauta de quarta-feira (06) na plenária da Associação Comercial do Maranhão, onde a diretoria do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis) vai explicar como é a relação dos postos com as distribuidoras, as tributações federais e estaduais, as composições de combustíveis etc. O objetivo é esclarecer todas as polêmicas que foram criadas depois da deflagração de uma paralisação de caminhoneiros contra os preços do óleo diesel. 

Comércio - A pesquisa da Federação do Comércio sobre intenção de consumo para o Dia dos Namorados mostra que a cada levantamento aumenta a migração de clientes das lojas de rua para shopping centers. Dos entrevistados, 45,5%, o que corresponde dois em cada grupo de três que já definiram para onde ir, preferem esses estabelecimentos. As lojas do Centro são as menos mencionadas, pois apenas 15,7% indicam esse local como preferido para as compras, enquanto 19,1% preferem galerias ou lojas de bairro.

Nenhum comentário: