23 de jun de 2018

Estado do IBGE mostra que em três anos a indústria brasileira demitiu mais de 1,3 milhão de trabalhadores

GIRO ECONÔMICO

A crise econômica em 2014, 2015 e 2016 levou a indústria brasileira ao menor número de empregados desde 2007. No fim de 2016, o setor empregava 7,7 milhões de pessoas – 1,3 milhão a menos que o pico atingido em 2013, quando mais de 9 milhões de pessoas trabalhavam nas indústrias do país. 

Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Anual Empresa (PIA Empresa), que foi divulgada nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Para o gerente da pesquisa, Jurandir Oliveira, os resultados mostram uma queda substancial no emprego em 2016. A retração anual foi a terceira consecutiva no número de vagas e teve uma intensidade menor que a de 2015.

Depois do pico atingido em 2013, o Brasil perdeu 2,55% das vagas em 2014, em relação a 2013; 7,46% em 2015/2014; e 4,92% em 2016/2015. Se comparado a 2013, 2016 soma uma queda de 14,3%. 

Brasil - A vitória do Brasil sobre a Costa Rica, nesta sexta-feira (22) bota pressão nas empresas para que na próxima quarta-feira (27) o expediente seja encerrado mais cedo, pois a última partida, contra a Sérvia, nesta fase classificatória, vale vaga, ou seja, aumentou o interesse dos brasileiros em assistir à partida e com certeza vai faltar gente circulando pelas ruas no turno da tarde, e o melhor seria não abrir, até porque, após encerramento da partida, faltarão apenas 60 minutos para o anoitecer, isto é, quase nada. 

Sindcombustíveis - Na próxima terça-feira (26), os diretores do Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis do Maranhão (Sindcombustíveis) se reúnem em assembleia geral para escolha da sua nova diretoria. O empresário Leopoldo Santos Neto, como não há registro de outra chapa, deverá ser confirmado presidente da entidade, que desde maio vem sendo gerenciada por uma junta governativa, que assumiu seu comando, por decisão judicial, após extinção do mandato do ex-presidente,Orlando Santos. 

O deputado José Reinaldo Tavares demonstra ser o político mais
afinado com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin,
pré-candidato a presidente da República, como atesta o registro
em que os dois conversam sobre política nacional e estadual
Bancos - O expediente bancário na próxima quarta-feira (27) vai estar novamente alterado como nesta sexta-feira (22), só que as agências abrem às 08h e o atendimento vai até o meio-dia, pois às 15h começa o jogo do Brasil contra a Sérvia. 

Blindados - Levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) mostra que o Brasil já é líder mundial na contratação do serviço de blindagem de veículos, com frota de 200 mil automóveis de passeio (média de 17 mil carros por ano) protegidos para ataques de armas de fogo ou outros tipos de material perfurante. De acordo com a entidade, o nicho para a blindagem prevalece no segmento de automóveis de passeios, mas outros setores, como o rodoviário de cargas, também vêm adotando a tecnologia em larga escala. 

Arraial - No seu segundo dia de programação, o Arraial do Sesi tem como atrações neste sábado (23) as atrações Barriquinha, Boi de Morros, Grupo de Forró Pé no Chão, Boi Brilho da Ilha e Boi da Maioba. A festa será na unidade do Serviço Social da Indústria do Araçagi, com entrada franca para empregados de empresas do setor industrial e aberto à comunidade mediante pagamento de ingressos a R$ 10,00. Os industriários, além da gratuidade, têm direito de pagar apenas meia entrada para um acompanhante.

Nenhum comentário: