22 de jun de 2018

São Luís lidera a geração de empregos no Maranhão em maio e Imperatriz tem pior desempenho, segundo Caged

GIRO ECONÔMICO

Dos 2.075 empregos gerados no Maranhão em maio, mais de metade são da capital, que fechou o mês com saldo de 1.272 postos de trabalho preservados, resultado de 7.300 admissões e 6.028 demissões. Na outra ponta, ficou Imperatriz, com saldo de 144 postos de trabalho desativados, já que houve 1.580 admissões e 1.721 demissões. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho. 

De acordo com os números, São Luís tem acumulado nos cinco primeiros meses 2.819 empregos, já que no período houve 32.295 admissões e 29.476 demissões, enquanto o acumulado dos últimos 12 meses é de 7.609, resultado de 77.618 contratações e 70.009 desligamentos. Já em Imperatriz, o acumulado de cinco meses é de -335, resultado de 6.734 contratações e 7.069 demissões. Nos últimos 12 meses, foram contratados 17.607 trabalhadores e 16.564 foram demitidos, o que gerou um saldo de 1.043.

O segundo melhor desempenho de maio é de Barreirinhas, que teve saldo de 266, pois foram 287 contratações e apenas 21 demissões. O segundo pior é de Pinheiro: -46. Foram 32 admissões e 78 demissões. Leia mais sobre o tema em MARANHÃO HOJE.

Livro - O Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio), confirmou participação, como correalizador, na Feira do Livro de São Luís, que será realizada no mês de setembro. A confirmação foi dada pela diretora regional do órgão, Rutineia Monteiro, em reunião nesta quarta-feira (20) com o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão; a coordenadora da Biblioteca Pública, Rita Oliveira, e a coordenadora de Patrimônio Imaterial, Graça Souza. 

Aprendiz - As inscrições para o Jovem Aprendiz dos Correios 2018 foram reabertas nesta quinta-feira (21) e se estende até dia 28. O programa oferece formação de Assistente Administrativo e Assistente de Logística, com oferta de 4.983 vagas em todo o país, mais formação de cadastro reserva. Para concorrer, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência, que não tem limite de idade e estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental. 

Dirigentes do Sindicato de Bares e Restaurantes (Sindebares) reunidos
 com diretores do Samu a fim de firmar parceria com vistas a garantir 
tratamento emergencial a clientes e empregados dos 
estabelecimentos do setor 
Funcionamento - Muitos estabelecimentos comerciais não funcionarão no turno da manhã nesta sexta-feira (22), dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, mas funcionam à tarde. Nas repartições públicas o tratamento é especial: folga o dia inteiro, ou seja, fim de semana prolongado. 

Arraial - O Serviço Social da Indústria (Sesi) abre nesta sexta-feira (22), a partir das 18h30, na Unidade de Promoção da Saúde Sesi Araçagi, a programação do seu arraial junino. As atrações são danças dos alunos da Escola Anna Adelaide Bello, Boi de São Miguel do Rosário, Companhia Barrica, Boi de Maracanã e Boi de Axixá. Para a noite de sábado (23), estão previstas as apresentações de Boi de Morros; Grupo de Forró Pé no Chão, Boi Brilho da Ilha e Boi da Maioba. A festa é gratuita para a comunidade industriária. 

Parceria - O Sindicato de Bares e Restaurantes do Maranhão (Sindbares) fechou parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Luís com vistas a garantir atendimento emergencial a clientes e profissionais dos estabelecimentos do setor. Com esta ação, as empresas passam a oferecer ao seu público atendimento ágil e seguro sempre que houver algum problema de saúde que possa gerar complicações, atendimento que dá mais tranquilidade aos clientes de turistas de outros estados e países.

Nenhum comentário: