3 de jul de 2018

Bancos passam a adotar normas do Conselho Monetário para portabilidade de contas-salários dos trabalhadores

GIRO ECONÔMICO

As novas regras para portabilidade salarial entram em vigor neste domingo (1º) pelas quais um beneficiário de conta-salário pede transferência de recursos para outra conta bancária ou de pagamento, automaticamente, sem pagar tarifa. Entre as mudanças definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em fevereiro, está a inversão do procedimento de portabilidade. Em vez de o trabalhador pedir a transferência no banco onde o empregador mantém a conta-salário, ele poderá fazer o pedido à instituição que mantém a conta de destino. 

A mudança iguala a portabilidade das contas-salário ao procedimento praticado na telefonia. Para mudar de operadora telefônica sem trocar de número, o detentor da linha pede a transferência para qual quer transferir a linha.

Outra mudança é que agora os salários também podem ser transferidos para contas de pagamento. Esse tipo de conta não é oferecida por um banco, mas por instituições de pagamento, empresas que têm a inovação tecnológica como diferencial e oferecem serviços de movimentação de recursos. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Imposto - Depois dos ministros do Supremo Tribunal Federal rejeitarem a volta da contribuição sindical obrigatória nas ações de diversos sindicatos alegaram que sem esses recursos não conseguem prestar assistência aos trabalhadores nem atuar nos acordos coletivos o senador Romero Jucá (MDB-RR) recomendou às entidades correrem atrás de filiações, mas o senador Paulo Paim (PT-RS) revelou que apresentará um projeto para a volta da contribuição sindical, desde que aprovada por cada uma das categorias. 

Presidenciável - Estimulada pela última pesquisa sobre intenções de votos realiza pelo Ibope que lhe dá a liderança na região Nordeste nos cenários em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é retirado da consulta, a presidenciável Marina Silva (Rede) anuncia uma série de visitadas aos estados da região. Caso coloque o Maranhão entre as unidades que pretende visitar, Marina deverá ser convidada pelas classes empresariais a também apresentar suas propostas para o desenvolvimento socioeconômico do estado. 

No seminário “Experiências Exitosas em Remuneração
Médica”, os palestrantes José Milton Miranda Márcio
Paulino de Paiva com o presidente do CRM-MA, Abdom
Murad, e o presidente da Associação Médica do
Maranhão, Mauro César Oliveira 
Vale - Não chega a ser uma programação com as dimensões do Vale Festejar, mas ao longo do mês de julho o Centro Cultural da Vale, no Centro Histórico, estará com uma programação especial de férias, com apresentação de vários grupos do folclore junino. 

Milho - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anuncia para o dia 12 de julho um leilão para oferta de 10 mil toneladas de milho que estão estocados no estado do Mato Grosso. Podem participar do pregão criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos, tanto de forma individual como por meio de cooperativas e associações, desde que estejam cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e sejam representados por bolsas de mercadorias na operação.

Expoema - Com a realização da 61ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) no Parque Independência, a expectativa é de que o Governo do Estado volte a editar um novo termo de comodato para que a Associação dos Criadores (Ascem) reassuma a administração do imóvel, já que a área é muito extensa e pode atender os projetos de habitação popular sem afetar o espaço onde é montada a exposição, bem como pode servir de um local para outros tipos de eventos para a comunidade do entorno.

Nenhum comentário: