11 de jul de 2018

Conab projeta queda na safra de grãos deste ano em nível nacional, e aumento em 11,1% na colheita do Maranhão

GIRO ECONÔMICO

Em seu décimo levantamento sobre a safra de grãos 2017/18, divulgado nesta terça-feira (10), a Companha Nacional de Abastecimento (Conab) projeta para um crescimento de 11,1% na colheita maranhense, que deve aumentar de 4,790 milhões para 5,322 milhões de toneladas, resultado do aumento tanto da área plantada, que evoluiu 9,9%, saindo de 1,565 milhão para 1,720 milhão de hectares, quanto da produtividade, que pulou de 3.061 para 3.093 quilos por hectare, o que representa um aumento de 1,1 na comparação com a colheita da safra anterior. 

De acordo com o levantamento, a soja responderá por mais de 50% dessa colheita, pois a estimativa é que aumentará 20,2%, saindo de 2,473 milhões para 2,973 milhões de toneladas. Já a produção de milho terá uma queda de 2,4%, com a redução de 1,951 milhão de toneladas da colheita passada para 1,904 milhão de toneladas da safra atual.

Quanto ao feijão, a Conab estima para esta cultura um aumento de 3,5%, isto vai de 56,7 mil para 58,7 toneladas, mesmo comportamento do arroz, que terá uma evolução de 29,3%, saindo de 255,9 mil para 330,8 mil toneladas. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Veículos - As vendas de automóveis e comerciais leves em São Luís, no primeiro semestre deste ano, têm um acumulado de 7.646 unidades, um aumento de 14,41% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram vendidas 6.683. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que registrou em junho 1.167 unidades desses modelos comercializadas na capital maranhense, o que representa uma queda de 9,95% de maio, quando foram vendidos 1.296. 

Agricultura - Babaçu, borracha natural e feijão caupi são os produtos maranhenses que estão entre os 17 que terão descontos nas parcelas de financiamento junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O benefício será concedido sempre que o valor de mercado no Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) ficar abaixo do preço de garantia, cujo principal parâmetro são os custos de produção elaborados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Na comemoração da conquista do título de campeão da Copa 
do Nordeste, pelo Sampaio Corrêa, os deputados Sérgio Frota e Josimar 
do Maranhãozinho, que são, respectivamente, presidente 
e vice-presidente do clube 
Programa - Por força da legislação eleitoral, que proíbe participação de pré-candidatos em programas de rádio e televisão, a Rádio Timbira suspendeu o Bom Dia, Governador, com participação de Flávio Dino, levado ao ar às segundas-feiras, e agora passa a se chamar Bom Dia, Secretário, com alternância dos auxiliares do governo. 

Inaugurações - A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, estará em São Luís, dia 13, para entrega de dois imóveis de arquitetura colonial que foram recuperados pelo órgão, ambos no bairro da Praia Grande. Localizado na Rua Portugal, o Museu de Artes Visuais será reaberto após a recuperação de sua fachada de azulejo e outras intervenções para mais segurança na mobilidade dos visitantes, e na Rua da Estrela (esquina com João Vital de Matos) será inaugurada a Casa do Tambor de Crioula 

Maciel - A rede do Supermercados Maciel encolheu mais ainda com a desativação da loja do São Cristóvão, a segunda em menos de um ano, já que em 2017 havia sido desativada a da Cidade Operária, ambas herdadas da extinta rede Silmar. Com o fechamento desta unidade, a empresa passa a funcionar apenas em prédios próprios: Anil, Cohajap, Calhau, Cohatrac e Maiobão. Ainda como parte do seu enxugamento, o prédio em que funcionou sua Central de Distribuição, no Distrito Industrial, foi alugada pelo concorrente Mateus.

Nenhum comentário: