13 de jul de 2018

Entidades empresariais realizam segunda-feira mais um encontro com pré-candidatos a presidente da República

GIRO ECONÔMICO

Na próxima segunda-feira (16), a Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e as federações do Comércio (Fecomércio) e das Indústrias (Fiema) darão continuidade aos encontros com presidenciáveis, depois de terem ouvido cinco outros pretendentes a sucessor de Michel Temer (MDB): Rodrigo Maia (DEM), Aldo Rebelo (Solidariedade), Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo) e Jair Bolsonaro (PSL). O convidado desta vez é o pedetista Ciro Gomes, que já ocupou diversos cargos públicos, como prefeito de Sobral e de Fortaleza, governador do Ceará, deputado federal e ministro da Fazenda e da Integração Nacional. 

Esta é a segunda vez que disputa a Presidência da República. A primeira foi em 2002, quando ficou em terceiro lugar. 

Ciro Gomes vem a São Luís para participar do pré-lançamento da candidatura do deputado Weverton Rocha (PDT) ao Senado, encontro a ser realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. 

Cidadania  - A Assembleia Legislativa entregou, quarta-feira (11), o título de Cidadania Maranhense ao empresário Apolônio Alencar, piauiense de Pio IX, mas há anos residente em Caxias, onde chegou em 1972, como vendedor de redes e construiu um patrimônio dividido em empresas nos segmentos da agropecuária, comércio e indústria. Para ele, o reconhecimento da Assembleia o torna ainda mais maranhense, ratificando as amizades que construiu em mais de quatro décadas. A homenagem foi sugerida pelo deputado Rigo Teles (PV). 

Eleição - Prevaleceu o bom senso e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou sugestão do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MA), Ricardo Duailibe, e marcou para 28 de outubro a eleição para prefeito de Bacabal, na mesma data prevista para a eleição em segundo turno, se houver. Com isto a Justiça Eleitoral evita um gasto desnecessário, já que no segundo escrutínio o eleitor vai optar apenas por dois candidatos a presidente e/ou dois a governador, ficando para o eleitor de Bacabal a terceira opção. 

Na solenidade de quarta-feira (11), na Assembleia 
Legislativa, Apolônio Alencar recebendo o diploma de 
Cidadão Honorário de São Luís das mãos 
do deputado Rigo Teles 
Rebanho - Os números do censo agropecuário que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar nos próximos dias trarão uma grande surpresa para os pecuaristas maranhenses, que sempre acreditaram ter o Maranhão um rebanho de 7,2 milhões de reses bovinas. 

Psicopedagogia - A rede municipal de ensino e São Luís passará a contar com serviços de psicopedagogos. É o que prevê a Lei n°488, de autoria da vereadora Bárbara Soeiro, promulgada pela Câmara Municipal. A profissão foi regulamentada na década de 1970 pelo Ministério da Educação e tem como missão compreender o processo de desenvolvimento da aprendizagem. Segundo a vereadora, a educação municipal deve crescer com a aprendizagem dos estudantes equiparadas no mesmo nível, se observados problemas familiares ou psicológicos que atrapalham a continuidade do processo. 

Motocicletas - As vendas de motocicletas no atacado, no primeiro semestre, totalizaram 451.311 unidades, crescimento de 12,2% em relação ao mesmo período de 2017. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que atribui à greve dos caminhoneiros a queda nas vendas em junho, que retraíram 11,3% na comparação com maio. Segundo a Abraciclo, a paralisação afetou o recebimento de insumos e reduziu a distribuição desses veículos.

Nenhum comentário: