15 de jul de 2018

Instituto Euvaldo Lodi programa cursos de feiras para a classe empresarial nas cidades de São Luís e Imperatriz

GIRO ECONÔMICO

O Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), está oferecendo diversos cursos de curta duração voltados para empresários, no período de férias, em São Luís e em Imperatriz. Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Empresarial, Carreiras e Estágio do órgão, Michele Frota do Vale, o investimento nas capacitações é considerado mínimo diante da necessidade constante do empresário de aperfeiçoar-se para manter sua empresa competitiva.

“O IEL atua no aperfeiçoamento do conhecimento em gestão empresarial, capacitando executivos na utilização de ferramentas e técnicas aplicáveis no cotidiano dos negócios. Os cursos são destinados aos executivos, gestores e sucessores de empresas maranhenses, incluindo os responsáveis por decisões estratégicas”.

Serão seis cursos em São Luís e um em Imperatriz, sobre novas obrigações das empresas com a plataforma e-Social, fundamentos de negociação persuasiva, elaboração e acompanhamento de contratos, aspectos tributários e controles fiscais.

Aviação - O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Hugo da Cunha Machado, em São Luís, teve em junho, mês de temporada junina, um resultado de 124.909 embarques e desembarques, 14.093 a mais do que a movimentação de maio, que fechou com 110.816. A estatística é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que atesta ainda que na comparação com junho do ano passado foram 692 embarques e desembarques a mais, já que no mesmo mês de 2017 foram 124.217.

Panificação - O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luis (Sindipan) e a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip) realizam na última quinta (12), o Seminário Pães Especiais em São Luís, na Casa da Indústria, com apoio da Federação das Indústrias (Fiema). A programação incluiu treinamento gratuito e prático para o público da área de produção e palestras técnicas para público gerencial. O seminário marcou a posse da nova presidente do Sindipan, Francina Rosa Andrade.

No Seminário Pães Especiais em São Luís, realizado com
 apoio da Federação das Indústrias, Francina Andrade (presidente
do Sindipan), Pedro Robson de Hollanda com a gerente do
Senai CEPT Distrito Industrial, Nadia Escorteganha
Desistência - O que era dado como certo por especialistas em política, confirmou-se nesta sexta-feira (13): o empresário Flávio Rocha, presidente do Grupo Guararapes, dono das Lojas Riachuelo, não é mais candidato a presidente da República. O seu partido, o PRB, busca agora um candidato de centro para se coligar.

Encontro - Nesta segunda-feira (16), a Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e as federações do Comércio (Fecomércio) e das Indústrias (Fiema) darão continuidade aos encontros com presidenciáveis, depois de terem ouvido cinco outros pretendentes a sucessor de Michel Temer (MDB): Rodrigo Maia (DEM), Aldo Rebelo (Solidariedade), Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo) e Jair Bolsonaro (PSL). O convidado da vez é o pedetista Ciro Gomes, que já exerceu cargos de prefeito, governador do Ceará, deputado federal e ministro (Fazenda e Integração Nacional).

Emcena - Sete municípios maranhenses - São Luís, Arari, Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, Buriticupu e Açailândia - vão receber, em julho e agosto, o projeto teatral Emcena. A programação é gratuita e inclui atividades recreativas como contação de histórias, oficinas de arte, teatro infantil, cinema e música. O projeto, realizado pela Companhia Abaréteatro, Ministério da Cultura e Emcena Brasil, tem dez anos de atuação e conta com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Nenhum comentário: