24 de jul de 2018

Pesquisa do Exata exclui Eduardo Braide e não quantifica eleitores indecisos nem os que votarão nulo ou em branco

A pesquisa do Instituto Exata publicada nesta terça-feira (24) pelo Jornal Pequeno, na qual o governador Flávio Dino (PCdoB) aparece com 60% das intenções de votos válidos, excluiu o deputado Eduardo Braide (PMN), embora não tivesse anunciado desistência de disputar o Governo do Estado no período em que o levantamento foi realizado, de 15 a 20 de julho.

O parlamentar do PMN, apesar de muitos acreditarem que não entrará na disputa majoritária, ainda não fez um pronunciamento oficial sobre isto. Já o ex-deputado Ricardo Murad (PRP), que anunciou sua desistência na terça-feira (17) da semana passada, dois dias após o início e três antes do encerramento dos trabalhos de campo do instituto, teve seus votos computados.

A pesquisa desperta ainda curiosidade porque não permite se saber quantos são os indecisos e os que tencionam votar nulo ou em branco na disputa pelo Palácio dos Leões, embora faça na medição é para presidente da República, quando aparecem apenas 6% que manifestam desejo de anular o voto ou querem votar em branco e só 2% não sabem em quem votar.

De acordo com o Instituto Exata, se a eleição fosse hoje, e considerando-se apenas os votos válidos, Flávio Dino teria 60%; Roseana Sarney (MDB), 31%; Maura Jorge (PSL), 4%; Roberto Rocha (PSDB), 4%; Ricardo Murad (2%); e Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL) não pontuaram.

Foram ouvidas 1.404 pessoas em todas as regiões do estado. O registro no TSE tem número MA-06768/2018.

Nenhum comentário: