1 de jul de 2018

População de Bacabeira vai ter de esperar até o próximo ano para ver obras da usina siderúrgica serem iniciadas

GIRO ECONÔMICO

O secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, Expedito Rodrigues Júnior, declarou nesta sexta-feira (29) que as obras de construção da usina siderúrgica de Bacabeira, investimento da China Brazil New Energy Environment International Investment (CBSteel), serão iniciadas somente no próximo ano, porque, devido ao período eleitoral, o governador Flávio Dino (PCdoB) está impedido de baixar os decretos sobre benefícios fiscais previstos na lei aprovada pela Assembleia Legislativa, que contemplam tanto o empreendimento de Bacabeira quanto o de Açailândia, do Grupo Ferro-Oeste. 

Até o encerramento da fase eleitoral, portanto, a empresa vai continuar fazendo estudos, demarcando terreno e outras atividades, e somente após a edição dos decretos obter as licenças ambientais e firmar outros convênios com o poder público.

A siderúrgica de Bacabeira, segundo o diretor-geral da CBSteel, Zhang Shengsheng, deve gerar mais de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos, quando entrar em operação, mas podem chegar a 20 mil quando estiver funcionando em sua plenitude. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Expoema - O Governo do Estado bateu o martelo e vai patrocinar a 61ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), de 1º a 08 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Além do apoio tradicional, o Estado decidiu dar à Associação dos Criadores toda a grade de shows com contratação de artistas de grande apelo popular, que vão se apresentar gratuitamente, já que a exposição será o palco de comemoração dos 406 anos de fundação de São Luís, por isto os portões do parque serão liberados nos oito dias de evento. 

Bancos - Devido ao jogo do Brasil contra México, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, às 11h desta segunda-feira (02), os bancos funcionarão em horário especial. As agências vão abrir às 08h30 e fecham às 10h30 (horário em que abrem em dias normais), reabrem às 14h e encerram o expediente às 16h. Vale ressaltar que por conta de jogo e mudança de horário, boletos com vencimento na data desta segunda não podem ser pagos na terça, como ocorre em fins de semana e feriados, por isto é melhor usar caixas eletrônicos ou internet. 

Na solenidade de inauguração do Centro de Educação Profissional 
de Santa Inês, o presidente da Fecomércio, José Arteiro (D), com a 
prefeita Vianey Bringel; o secretário de Indústria e Comércio, Expedito 
Júnior; e o diretor regional do Senac, Ahirton Lopes 
Agradecimento - No pronunciamento feito na inauguração do Centro de Educação Profissional de Santa Inês do Senac, o diretor regional do órgão, fez questão de agradecer o ex-prefeito Valdivino Cabral pelo empenho que teve para doar o terreno e criar outras facilidade para sua viabilização.

Sindical - O empresário José Arteiro da Silva, presidente da Federação do Comércio, diz que ainda não há grandes impactos, mas acredita que os sindicatos patronais vão enfrentar dificuldades com o fim do imposto sindical obrigatório. Segundo ele, antevendo essa possibilidade, criou para a Fecomércio um centro comercial, que, quando entrar em funcionamento, vai suprir as necessidades financeiras da entidade, e recomenda a sindicatos e federações criarem meios alternativos para sua sobrevivência. 

Renegociação - Devido aos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça do Maranhão decidiu adiar o Balcão de Renegociação de Dívidas, que estava marcado para ser realizado de 02 a 06 de julho para o período de 23 a 27 de julho do mesmo mês, no Shopping Rio Anil. O Balcão visa a possibilitar encontros entre consumidores e credores para resolverem pendências financeiras que geraram inadimplência.

Nenhum comentário: