23 de ago de 2018

Diferença de Flávio Dino para Roseana pode ser de apenas 3%, mas pode atingir 15%, pela margem de erro do Ibope

A pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) pela TV Mirante aponta para a possibilidade da disputa pelo Governo do Estado ser decidida no primeiro turno, mas fica imprevisível saber quem venceria, se Flávio Dino (PCdoB), o favorito, ou Roseana Sarney (MDB), a segunda colocada, já que Roberto Rocha (PSDB) e Maura Jorge (PSL) não demonstram força para atingir dois dígitos para provocar o segundo escrutínio ou ameaçar o pelotão de cima.

Pelos números, Flávio Dino tem 43% e Roseana, 34%, ou seja, uma diferença de 9%. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, isto significa dizer que Flávio Dino pode ter de 40% a 46% e Roseana, de 31% a 37%.

Pegando-se o mínimo que o governador pode ter e o máximo que sua opositora atingiria, essa diferença seria de apenas 3% (40% contra 37%), mas se o cálculo for feito entre o máximo que poderia ter o governador e o mínimo atingido por Roseana, a diferença pularia para 15% (46% contra 31%).

O cálculo aponta para a possibilidade da disputa ser apenas entre eles, pois o máximo atingido por Roberto Rocha e Maura Jorge, que têm 3% cada um, seria 6%. Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (PSOL) teriam menos chances ainda de dificultar a eleição.

Flávio Dino fica muito próximo de ganhar, mas também está numa posição muito sensível, que não seria nenhum absurdo supor que pode ser ultrapassado pela adversária.

Tudo vai depender do que cada vai fazer nas próximas semanas. É aguardar! Leia reportagem completa sobre a pesquisa em MARANHÃO HOJE.

Nenhum comentário: