23 de ago de 2018

Conab abre inscrições para cadastro de pequenos criadores interessados na compra de milho em balcão

GIRO ECONÔMICO

Os pequenos criadores de animais que compram milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) têm até a próxima quinta-feira (30) para se inscreverem no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). As inscrições antigas que só constam em fichas impressas nas regionais da Companhia não serão mais utilizadas nas operações do programa a partir de setembro, e o criador que não conseguir fazer o registro dentro do prazo ficará impedido de comprar o grão diretamente na estatal até que tenha o cadastro. A inscrição no sistema será obrigatória para as operações no ProVB em todo o país. 

O objetivo é trazer mais agilidade e transparência na execução das operações e aumentar a segurança na aplicação dos recursos públicos. Dados do sistema mostram que, até o momento, cerca de 47,06%, do público atendido no último ano pelo programa já realizaram a inscrição, o que representa 14.511 criadores.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste têm o menor índice de registro, com 18,68% e 30,88%, respectivamente. Já as regiões Norte e Nordeste alcançaram melhor índice, com 42,79% e 51,88%. No entanto, restam ainda um quantitativo de quase 13 mil criadores ainda não cadastrados no Sican. 

Beleza - Na próxima terça-feira (28), será lançada a 7ª Feira da Beleza de Imperatriz, em evento a ser realizado no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI). A exposição será realizada no período de 11 a 13 de novembro, no Centro de Convenções (CCI), e é voltado para as áreas do cabelo, estética, maquiagem e manicure, tendo por objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam na área em níveis local e regional. Já anteciparam pedido de espaços empresas do Pará, Piauí e Tocantins. 

Debate - As entidades empresariais começam a preparar o debate que pretendem promover na primeira quinzena de setembro com os três principais candidatos ao Governo do Estado – Flávio Dino (PCdoB), Roberto Rocha (PSDB) e Roseana Sarney (MDB) – que deverão receber um documento com a lista das ações mais urgentes para promoção do desenvolvimento social e econômico do Estado. O encontro não tem data definida, mas o local de realização está escolhido: o auditório da Federação das Indústrias (Fiema). 

No encontro com o trade turístico maranhense, segunda-feira (20),
o presidente da Abav Nacional, Geraldo Rocha, com
os empresários João Martins Neto (E), da Caravelas Turismo,
 e Armando Ferreira, do Rio Poty Hotel
Televisão - Com o encerramento das transmissões do Esporte Interativo, a TVN fez uma alteração nos seus canais: os 137 e 637 pela TRU, que atualmente ocupam os 91 e 491; no lugar do EI Maxx (138 e 638) entra o TNT Plus e no lugar do EI Maxx 2 (129 e 639) entra o Space Plus. 

Verejo - As vendas para o Dia dos Pais teve um ticket médio de R$ 150,36 em grandes lojas, alimentação, moda e postos de combustíveis na região Nordeste, sendo que no Maranhão esta média foi de R$ 144,22. Segundo a Linx, que fez o levantamento, os filhos que mais se anteciparam suas compras foram os do Piauí, em que o pico de vendas no dia 3 de agosto. Pernambuco e Paraíba foram os estados onde os presentes foram comprados de última hora, já que o auge do período foi no dia 11 de agosto. 

Idoso - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com inscrições abertas para o curso de Cuidador de Idoso, que oferece a possibilidade de adquirir conhecimentos sobre cuidados básicos nas atividades do seu dia a dia, tais como higiene, entretenimento, bom relacionamento com familiares, bem como a oportunidade de trabalhar em residências, hotéis, spas etc. Para participar o alunos precisa comprovar conclusão de Ensino Fundamental Completo e ter idade mínima de 18 anos.

Nenhum comentário: