1 de ago de 2018

Desemprego recua no segundo trimestre, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira pelo IBGE

GIRO ECONÔMICO

O número total de desempregados no país caiu de 13,7 milhões no primeiro trimestre deste ano para 13 milhões no segundo trimestre. Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), divulgados nesta terça-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de um trimestre para outro, houve uma queda de 723 mil pessoas na população desocupada, ou seja, de 5,3%. 

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, também houve queda: 520 mil pessoas ou 3,9%. A taxa de desemprego foi outro indicador que apresentou queda nesta edição da PNAD-C de 13,1%, no primeiro trimestre, para 12,4% no segundo trimestre do ano. No segundo trimestre do ano passado, a taxa era de 13%.

A população ocupada ficou em 91,2 milhões de pessoas, crescimentos de 0,7% (mais 657 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e de 1,1% (mais 1 milhão de pessoas) na comparação com o segundo trimestre de 2017. 

Aniversário - A Associação Comercial do Maranhão se prepara para dar início às festividades do mês de aniversário dos 164 anos, em agosto de 2018. A programação traz na abertura o Encontro Empresarial, com objetivo de geração de negócios e networking entre os associados. Ainda durante o mês será realizada uma palestra com o Diretor do Instituto Hoffman do Brasil, Jaime Bertolino, e, no encerramento das festividades, a solenidade magna, cercada de homenagens a empresários de grande representatividade. 

Engenharia - Profissionais e empresas registradas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) terão a oportunidade de quitar suas dívidas junto ao órgão. Desta quarta-feira (1º) até 30 de dezembro, o órgão realizará a Campanha de Conciliação 2018. Os descontos chegam a 100% nos juros e multas. Para aderir à conciliação, basta acessar o site do órgão e entrar no ambiente de serviços, que também pode ser feito via aplicativo ou se dirigir até a sede do Conselho. 

Raimundo Coelho (E) teve seu nome homologado a deputado 
federal pelo PDT, devendo fazer dobradinha com o ex-secretário 
de Agricultura, Márcio Honaiser, ambos incentivados pelo 
presidente da CNA, João Martins (C) 

Motel - Pesquisa da Associação Brasileira de Motéis (Abmotéis) mostra que 72% dos frequentadores de motéis no Brasil são casais de relacionamento fixo (namorados e casados). Somente 3% são relacionamentos extraconjugais e grande parte concorda que o motel é uma opção de lazer para o casal ideal para comemorar datas especiais. 

Escravidão - No melhor estilo Jair Bolsonaro, o candidato a presidente da República pelo PSL defendeu nesta segunda-feira (30), no programa Roda Viva da TV Cultura, uma CLT diferente para a zona rural. "O homem do campo não pode parar no Carnaval, sábado, domingo e feriado. A planta vai estragar, ele tem que colher. E fica oneroso demais o homem do campo observar essas folgas nessas datas, como existe na área urbana”, defendeu ele, com toda convicção, para perplexidade dos entrevistadores. 

Confiança - O Índice de Confiança Empresarial, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 0,9 ponto de junho para julho, para 91,6 pontos (em uma escala de zero a 200 pontos). Apesar da alta, o indicador, que foi divulgado nesta terça-feira (31), não se recuperou totalmente da perda de 2 pontos ocorrida de maio para junho. O índice é construído com base em entrevistas com empresários de quatro setores - indústria, serviços, comércio e construção – em todas as regiões do País.

Nenhum comentário: