28 de ago de 2018

Espetáculos de teatro marcam passagem do Conexão Sustentável Alcoa por São Luís no mês de setembro

GIRO ECONÔMICO

O Maranhão recebe na primeira quinzena de setembro a quarta edição do Conexão Sustentável Alcoa, projeto que leva cinema e teatro gratuitos a diversas regiões do país. De 03 a 06, haverá apresentações teatrais, oficinas de reciclagem e sessões de cinema na Praça do Viva do Anjo da Guarda e de 11 a 14, no Distrito Industrial de São Luís, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema).

Essa é a primeira etapa do projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, que será levado também para Minas Gerais e São Paulo e do Maranhão. Dois grupos serão responsáveis pela diversão e conscientização do público: Cia Casa do Bispo Atelier, de Gramado (RS), e o Palhaço Félix e Cia, de Canela (RS).

“Nosso propósito é disseminar cultura. Vamos percorrer milhares de quilômetros para cumprir essa tarefa e estamos bastante entusiasmados com a possibilidade de levar teatro e cinema a localidades mais remotas”, diz Jefferson Bevilacqua, diretor da Magma Cultura, produtora do projeto.

Aniversário - Todas as atenções no meio empresarial estão voltadas para a solenidade desta quarta-feira (29) em que serão comemorados os 164 anos de fundação da Associação Comercial do Maranhão (ACM), fundada em 1842 sob o nome de Comissão da Praça. Na oportunidade, serão distinguidos com a Medalha João Gualberto da Costa os empresários Carlos Gaspar (ex-presidente) e Douglas Pinho (conselheiro), além de Maurício Feijó, que receberá uma placa pelos seus 50 anos de atividade empresarial.

Pesquisa - Os institutos Econométrica e Data Ilha divulgam, sábado (1º de setembro), novas pesquisas sobre intenções de voto para governador e senador da República. O primeiro, encomendado pela TV Guará, foi realizado de 21 a 25 deste mês, ouviu 1.402 eleitores e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-08877/2018. O segundo, encomendado pela TV Difusora, vai ouvir 2.037 pessoas, desta segunda-feira (27) até a próxima quinta (30). O seu registro no TSE é MA-03940/2018.

O empresário Douglas Pinho (D), no registro com o ex-reitor da 

Universidade Federal do Maranhão Natalino Salgado, o 
ex-presidente Roberto Albuquerque e o vice-governador, Carlos 
Brandão, será homenageado nesta quarta-feira na Associação 
Comercial do Maranhão
Restaurante - O empresário Francisco Neto é o novo arrendatário do imóvel localizado na Praia Grande que pertence à Associação Comercial do Maranhão, onde por muitos anos funcionou o Restaurante Antigamente. No local funcionará mais um Restaurante Feijão de Corda.

Construção - O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 1,6 ponto no mês de agosto, atingindo 79,4 pontos. O resultado reverteu a alta de 1,7 de julho e atingiu o mesmo patamar de agosto de 2017. Os dados relativos ao indicador foram divulgados nesta segunda-feira (27), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre FGV). Eles indicam que, quando se leva em consideração as médias móveis trimestrais, o índice variou em agosto menos 1 ponto.

Aposentados - Aposentados e pensionistas começam a receber nesta segunda-feira (27) a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro. De acordo com a Secretaria de Previdência, o depósito será feito junto com a folha mensal de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018. A estimativa é de que essa antecipação injete na economia do país R$ 20,7 bilhões em agosto com pagamentos a 29,7 milhões de beneficiários.

Nenhum comentário: