24 de ago de 2018

Tecnicamente empatado com Roberto Rocha e Maura Jorge, Ramon Zapata surpreende na pesquisa do Ibope

O grande destaque na pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (23) não foi o desempenho de 43% do governador Flávio Dino (PCdoB), tampouco os 34% de Roseana Sarney (MDB), mas o empate técnico entre o candidato do PSTU, Ramon Zapata, com Roberto Rocha (PSDB) e Maura Jorge (PSL).

Sem coligação com nenhum outro partido, sem apoio de grandes lideranças políticas na capital e no interior do Estado, sem aparato de marqueteiros e assessores de Comunicação (sem falar nos blogs alugados para bajular o contratante e desconstruir os adversários deste) e provavelmente com muitas limitações para se locomover pelos municípios e até mesmo pela periferia de São Luís, o professor da rede estadual de ensino foi lembrado por 1% dos 1.008 entrevistados e dentro da margem de erro pode ter atingido 4%.

Roberto Rocha (PSDB), senador da República, ex-deputado federal, ex-prefeito de São Luís, coligado com seis partidos, apoiado por prefeitos, ex-prefeitos, deputados e outras lideranças e como uma invejável estrutura de campanha, foi lembrado por apenas 3%, podendo ir do zero aos 6%. O mesmo desempenho teve a ex-prefeita e ex-deputada Maura Jorge (PSL), que tem ainda a seu favor o fato de estar na mesma legenda de Jair Bolsonaro, líder nas intenções de voto para presidente da República nos cenários sem a presença do ex-presidente Lula.

Zapata, é verdade, não passou daquilo que candidatos alternativos sempre tiveram em outras eleições, portanto não está fazendo nada de extraordinário, entretanto seus dois oponentes diretos é que mostram não estarem conseguindo sensibilizar o eleitorado. É o 16 contra burguês comprovando que "só a luta muda a vida". Leia mais sobre a pesquisa em MARANHÃO HOJE.

Nenhum comentário: