6 de set de 2018

Aumenta o percentual de pessoas que estão envidadas e inadimplentes, diz pesquisa da Confederação dos Lojistas

GIRO ECONÔMICO

O percentual de famílias endividadas e inadimplentes cresceu de julho para agosto, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (05) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A parcela de famílias com dívidas passou de 59,6% para 60,7%. O número daqueles com contas e dívidas em atraso (inadimplentes) também subiu, ao passar de 23,7% para 23,8% no período. 

Também foi observado aumento daqueles que dizem não ter condições de pagar dívidas, de 9,4% em julho para 9,8% em agosto. Por outro lado, houve queda nos três indicadores se comparados a agosto de 2017, quando havia 61,2% de endividados, 25,9% de inadimplentes e 10,6% de famílias sem condições de pagar dívidas.

O cartão de crédito é responsável por 76,8% das dívidas, seguido de carnês (14,2%), financiamentos de carro (10,4%) e financiamentos de casa (9%). O tempo médio da conta em atraso chegou 64,4 dias. 

Relacionamento  - Na sua fala aos empresários, terça-feira (04), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o governador Flávio Dino (PCdoB) lembrou que ele foi o governante que melhor se relacionou com a classe produtora, pois nestes três anos e oito meses esteve presente em todos os eventos para os quais foi convidado, criou o Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) e garantiu apoio do Governo do Estado a quase todos os eventos de negócios, fossem do turismo, do comércio, da indústria e da agropecuária. 

Secretário - Na sua participação no Encontro Empresarial com Candidatos a Governador do Maranhão, a candidata do PSL, Maura Jorge, assumiu o compromisso, se eleita, nomear um secretário de Indústria e Comércio sugerido pelas entidades patronais. Ela disse ainda que, com a eleição de Jair Bolsonaro presidente da República, os empresários terão seu apoio para serem atendidos em outro item fundamental para o desenvolvimento de seus negócios: Segurança Pública, que é a prioridade do candidato. 

No encontro de empresários com candidatos a governador, 

Domingos Júnior (Faem), Felipe Mussalém (ACM), 
Cláudio Azevedo (Fiema), Shirley Cunha (Aje-MA), João Martins (Sebrae), 
Marcelino Ramos (Fecomércio), Socorro Noronha (FCDL) 
e Fábio Ribeiro (CDL São Luís) 
Molina - A presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHN), Kátia Bogéa, inaugura nesta sexta-feira (07), às 17h30 a requalificação da Praça Pedro II, no Centro Histórico de São Luís, em frente à Igreja da Sé. 

Cruzeiro - O senador Roberto Rocha (PSDB) apresentou a um grupo de empresários, terça-feira (04), após a sabatina promovida pelas entidades empresariais com candidatos a governador, um projeto por ele desenvolvido para construção de um porto para navios de cruzeiro, na cidade de Tutóia. Segundo ele, se for executado, o terminal vai atender navios que transportam passageiros do mundo inteiro que tenham interesse de conhecer dois dos destinos mais visitados no estado: Lençóis Maranhenses e Delta das Américas. 

Maciel - A Rede de Supermercados Maciel está menor com o fechamento de outra loja, a do bairro do Turu, ao lado da Faculdade Pitágoras. Um comunicado afixado pela empresa nas grades do prédio pede desculpa a clientes e funcionários pelos transtornos causados por esta desativação, mas pede que seja mantida a confiança nos seus serviços, que continuam nos bairros do Anil, Cohatrac, Maiobão, Cohajap e Calhau. O Sindicato dos Comerciários estima que com quatro lojas fechadas, a rede demitiu cerca de 600 empregados.

Nenhum comentário: