5 de set de 2018

Banco do Nordeste anuncia renegociação de dívidas contraídas até 2011 por produtores rurais


GIRO ECONÔMICO

Produtores rurais interessados em regularizar suas dívidas com o Banco do Nordeste têm até dezembro para garantir descontos que podem chegar a 95% sobre o saldo devedor. O benefício vale para liquidação de dívidas contratadas até 2011, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Mais de 1 milhão de pessoas dos estados nordestinos e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo foram beneficiadas com ação de regularização de dívidas do BNB.

O total renegociado atingiu R$ 9,8 bilhões em agosto, abrangendo 271,6 mil operações antes em inadimplência. Metade dos acordos de renegociação, ou seja, 135,8 mil, foi realizada com a opção de liquidação de toda a dívida. Ao todo, 92% das renegociações foram realizadas com miniprodutores rurais, incluindo beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os juros variam de 0,5% ao ano, para esse grupo, a 3,5% ao ano, para grandes produtores.

O BNB possui 292 agências distribuídas em todo o Nordeste, além do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. A instituição possui mais de 4 milhões de clientes. Em 2018, somente com recursos do FNE, já aplicou volume superior a R$ 19 bilhões na economia regional. 

Doação - O Grupo Mercúrio, presidido pelo empresário Paulo Braide, encerra nesta quarta-feira (05), com uma solenidade no Blue Tree São Luís, no bairro do Calhau, em São Luís, a terceira etapa da campanha de doação de sangue, evento que mobilizou a sociedade para ajudar a aumentar os estoques do Hemomar a fim de salvar vidas. O balanço será apresentado nessa oportunidade em que serão prestadas também homenagens àqueles que contribuíram para o sucesso da campanha. 

Veículos - O Maranhão fechou agosto com aumento de 7,82% nas vendas de veículos na comparação com julho, segundo números divulgados nesta segunda-feira (03) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos automotores (Fenabrave). Foram 2.940 automóveis e comerciais leves contra 2.733 do mês anterior (variação de 7,57%); 162 veículos pesados (ônibus e caminhões) contra 120 (35%); 4.083 motocicletas contra 3.821 (6,86%). Houve queda no acumulado do ano: 52.467 contra 53.288 de 2017 (-1,54%). 

Perito - O perito Ricardo Molina estará em São Luís no próximo dia 26 para proferir, no Instituto Florence, a palestra “O Brasil na Fita – de Collor a Dilma, do caso Magri à Lava-Jato, o que vi e ouvir em mais de 20 anos”. O evento tem apoio da OAB-MA. 

Níber Jucá (CDL Bacabal), José Lopes (vice-presidente da CDL 
São Luís), Simplício Araújo, Socorro Noronha (Federação 
dos Lojistas), Márcio Honaiser, Fábio Ribeiro (presidente 
da CDL São Luís), Duarte Júnior e Marcelo Rezende 
no almoço de definição de apoio políticos

Candidaturas - A Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL) oficializaram apoio às candidaturas de Simplício Araújo (Solidariedade) à Câmara Federal e a Márcio Honaiser (PDT) e Duarte Júnior (PCdoB) a deputado estadual. Para marcar este pacto, as entidades reuniram empresários da capital e do interior, que reconhecem o trabalhos do três ex-auxiliares de Flávio Dino em favor das empresas locais. 

Frete - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou segunda-feira (03) novo aviso de frete para contratar o transporte de 118 toneladas de leite em pó do município de Canoas, no Rio Grande do Sul, para Bernardino de Campos, em São Paulo. A operação destina-se a cooperativas ou associações de transportadores autônomos e está prevista na nova Lei nº 13.713, de 24 de agosto de 2018, que determina à Conab deve contratar transporte com dispensa de licitação em até 30% da sua demanda anual de frete.




Nenhum comentário: