23 de set de 2018

Federação das Indústrias inaugura as novas instalações das unidades do Sesi e do Senai na cidade de Bacabal

GIRO ECONÔMICO

A Federação das Indústrias (Fiema) inaugurou na última quarta-feira (19), em Bacabal, as obras de modernização e ampliação das instalações do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com um investimento de R$ 7,5 milhões, foram readequadas a estrutura física e a base tecnológica das unidades a fim de atender as necessidades do mercado, das novas profissões e da indústria 4.0. 

Entre os novos espaços, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica ganhou laboratórios de Vestuário, Automação, Energia, Eletroeletrônica, Refrigeração, Transporte, Soldagem, Tecnologia da Informação e Automotivo, que vão proporcionar a oferta de cursos inéditos na região.

Segundo o presidente da Fiema, Edilson Baldez, as duas unidades estão agora preparadas para habilitar e expandir vocações e novos talentos da região, seguindo os novos conceitos da indústria moderna. O objetivo é atender a indústria da região, alunos e a sociedade em geral. 

Panificação - Os chefs Luciano Rosa e Elias Souza, responsáveis por toda a produção gastronômica da Bumba-meu-pão, estão em Munique (Alemanha), participando da maior feira de padaria, confeitaria e lanches do mundo, a IBA 2018. Durante o evento, expositores mostram inovações e oferecem uma visão completa de todos os novos itens do mercado, não apenas em termos de matéria-prima e ingredientes, mas também em relação à produção e tecnologia de processo, máquinas e equipamentos. 

Acordos - Com as alterações na Consolidação das Leis de Trabalho, que foram aprovadas pelo Congresso Nacional e entraram em vigor no mês de novembro do ano passado, o Brasil registrou em agosto a demissão de 15 mil trabalhadores por meio de acordo consensual entre empregador e empregado. Com as mudanças, as empresas são obrigadas a pagar metade do aviso prévio e metade da multa de 40% do saldo do FGTS, sem que o funcionário tenha direito ao seguro-desemprego. Antes, não recebia nada. 

Na solenidade de reinauguração das instalações
do Sesi e Senai de Bacabal, o senador João Alberto
foi uma das personalidades homenageadas pela
Federação das Indústria com a Medalha
dos 65 anos do Senai 
Trabalhista - O ministro em exercício do Trabalho, Pablo Tatim, participa nesta segunda-feira (24), das “Jornadas Brasileiras de Relações de Trabalho” na região Nordeste, na Federação do Comércio do Rio Grande do Norte, em Natal (RN). O evento visa a discutir os aspectos que englobam a nova lei trabalhista e seu impacto nos estados nordestinos. 

Estágio  - A VLI, recebe, até 13 de outubro, inscrições para seu programa de estágio 2019. São oferecidas mais de 50 vagas distribuídas em Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Tocantins e São Paulo. As oportunidades são para estudantes dos níveis técnicos e superior. Os aprovados iniciarão o estágio entre janeiro e março de 2019 e farão parte de um time de mais de 7.500 pessoas. Além da bolsa, proporcional ao período trabalhado, são oferecidos plano de saúde e odontológico, seguro de vida, auxílio transporte e auxílio refeição. 

Homenageados - Várias personalidades da região Mearim foram homenageadas pela Federação das Indústrias (Fiema) na solenidade de reinauguração das instalações do Sesi e Senai de Bacabal. Dentre os homenageados, Darlene Dantas (Aginutre), Gernilson Ferreira (Vidrometal), Carmem Xavier (Status Malharia), Carlos Rogério Porto (CGB Energia), Francisco Brandão (IFMA), Domingos Júnior (Faem), senador João Alberto (MDB), Elias Moraes (ex-instrutor do Senai) e Rosemeire Almeida (ex-diretora do Senai e Sesi).

Nenhum comentário: