22 de set de 2018

Hotelaria maranhense está 100% regularizada junto ao Cadastro de Turismo, segundo informação do MTur

GIRO ECONÔMICO

Um ano após o início da fiscalização do Ministério do Turismo para promover a formalização dos serviços turísticos de registro obrigatório no Cadastur, o percentual de regularização dos estabelecimentos de hotelaria notificados no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Paraná, além do Distrito Federal, chegou a 100%. Desde setembro de 2017, a equipe de agentes de fiscalização do MTur já realizou 1.581 visitas em todos os estados. 

Poucos estabelecimentos não se regularizaram dentro do prazo legal e poderão ser punidos com multas e até o fechamento no negócio caso insistam na prestação de serviços ilegalmente. Em onze estados (Bahia, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins) a normalização foi igual ou superior a 90%.

Em São Paulo, onde 174 estabelecimentos foram visitados, 104 foram notificados durante a visita dos fiscais. Somente 27 receberam auto de infração e apenas nove continuam atuando ilegalmente. Com 95 hotéis já regularizados, São Paulo atingiu 91% de formalização entre as unidades com alguma irregularidade no Cadastur. Leia mais em MARANHÃO HOJE.

Fiscalização - A partir de segunda-feira (24) até o dia 05 de outubro, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estarão em campo para verificar as informações que constam no cadastro de criadores de animais atendidos pelo Programa de Vendas em Balcão (ProVB). Por meio desse programa, os produtores compram milho dos estoques públicos a preço de atacado para uso na ração animal. Nesta etapa de fiscalização, os estados visitados serão Alagoas, Ceará, Maranhão e Roraima. 

Leilão - Na próxima segunda-feira (24), a VIP Direto, empresa do Grupo Vip Leilões, venderá uma BMW modelo 750iLA híbrido com o lance inicial a partir de R$ 102 mil em um evento online exclusivo para pessoas físicas. A expectativa é que o veículo seja comercializado com cerca de 30% de desconto sobre o valor de mercado, seguindo a média dos lances finais dos pregões da VIP Direto. No mesmo dia, também serão leiloados modelos como Ford Ranger, Mitsubishi ASX 2.0 e um Nissan Sentra 2.0. 

Presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, recebe

 prêmio do representante da Warner Brasil, Luiz
 Fernando Mantovani, e do diretor comercial da CMM 
Indústria e Comércio, Fábio Maldonado
Eleição - O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, em entrevista à revista Maranhão Hoje, diz que até compreende a revolta de muitos com os políticos, mas adverte que fora da política nada se resolve, por isto apela para um grande comparecimento às urnas. 

Inflação - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou taxa de 0,09% em setembro. O índice é inferior ao observado em agosto (0,13%) e em setembro (0,11%). O dado foi divulgado nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15 acumula taxas de 0,86% no terceiro trimestre, 3,23% no ano e 4,28% em 12 meses. A queda foi provocada principalmente pelos alimentos. 

Transporte - A Confederação Nacional do Transporte lançou documento O Transporte Move o Brasil - Propostas da CNT aos Candidatos, que será entregue a todos os  presidenciáveis. Os temas prioritários e sensíveis que merecem destacada atenção durante a gestão 2019-2022 estão detalhados em 112 páginas. No material, a Confederação também apresenta 13 fichas com os principais problemas e soluções para o Brasil, com foco no setor de transporte. O documento lista ainda 60 projetos de infraestrutura considerados como primordiais para que o sistema de transporte se torne cada vez mais eficiente.

Nenhum comentário: