2 de set de 2018

Movimento de cargas nos portos maranhenses aumentam 10,4% no primeiro semestre na comparação com 2017

GIRO DE DOMINGO 

No primeiro semestre deste ano o movimento nos três portos maranhenses – Ponta da Madeira (Vale), Itaqui (Emap) e Alumar (Alcoa) – tiveram um movimento de 10,4% a mais do que o registrado no mesmo período de 2017, segundo números divulgados pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), e o grande destaque foi para o terminal da Vale que teve um aumento superior a 10,6 milhões de toneladas, o que o coloca em primeiro lugar no ranking de todos os portos brasileiros. 

De acordo com os dados, este ano passaram pelos três terminais 104.091.637 toneladas contra 93.431.704 dos primeiros seis meses do exercício anterior. Somente Ponta da Madeira teve movimento de 87,665 milhões contra 77,025 milhões de 2017; pelo Itaqui, passaram 9,287 milhões de toneladas contra 8,955 milhões; e o terminal da Alumar foi o única a registrar queda, pois foram 7,138 milhões em 2018 contra 7,450 milhões ano passado.

De acordo com o ranking da Antaq, o Itaqui está em 11º lugar na ranking geral dos portos, mas fica em 6º quando medido o desempenho apenas dos públicos, atrás de Santos (SP), Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR), Rio Grande (SP) e Suape (PE). 

Sabatina - Promete ser bastante movimentada a sabatina que as entidades empresariais estão se propondo realizar na próxima terça-feira (04), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, para ouvir as propostas dos candidatos a governador Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB) e Maura Jorge (PSL) sobre o que pretendem fazer para atrair novos empreendimentos e fortalecer os locais a fim de estimular a economia, gerar empregos e oportunizar geração de renda para a população. 

Leilão - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza, dia 13, operações para compra de produtos, via leilão eletrônico, com vistas à formação de cestas de alimentos. O objetivo é a recomposição dos estoques armazenados nas unidades da Companhia e que são utilizados regularmente para a segurança nutricional de comunidades especiais, como quilombolas e indígenas. Entre os produtos a serem adquiridos estão arroz, feijão, fubá de milho, farinha de mandioca, óleo de soja, açúcar, farinha de trigo e leite em pó. 

Maurício Feijó (Comercial Marajó), Carlos Gaspar (Grupo 
Auvepar) e Douglas Pinho (Setran) foram os homenageados
 quarta-feira (29 de agosto) na festa dos 164 anos da Associação 
Comercial do Maranhão 


Propaganda - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) provocou um desarranjo em agências de publicidade, produtoras de vídeo, emissoras de rádio e TV com a decisão, tomadas na madrugada, para retirar Lula da propaganda eleitoral, isto faltando poucas horas para exibição dos programas deste sábado (1º). 

Robótica - Sexta-feira (31 de agosto), 44 alunos das escolas do Serviço Social da Indústria do Estado (Sesi) de Bacabal, Imperatriz e São Luís iniciaram sua participação na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), onde poderão demonstrar habilidades na construção e programação de robôs. Ao todo, 98 equipes de escolas públicas e privadas maranhenses estão inscritas na competição, sendo 11 delas do Sesi. A avaliação será feira nas categorias programação, robustez do robô, inovação, design do robô, melhor escola pública e melhor escola privada. 

Mercúrio - O Grupo Mercúrio encerra quarta-feira (05), com um evento no Hotel Blue Tree, a III Campanha de Doação de Sangue, promovida em parceria com dez empresas do ramo de saúde, campanha que vai contribuir para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemomar, que se encontrava em estado crítico. Na oportunidade será anunciado o total de bolsas de sangue coletadas e doadas ao Hemomar, bem como serão homenageadas algumas pessoas que contribuíram para o fortalecimento da campanha.

Nenhum comentário: