16 de set de 2018

Negociação com Estados Unidos para exploração do Centro de Lançamento de Alcântara deve fechar em 2019

GIRO ECONÔMICO

O Brasil espera fechar um acordo com os Estados Unidos para a utilização comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) até o início do próximo ano. "É um pais [EUA] que domina plenamente a área de espaço e queremos começar com boas parcerias. Nossa expectativa é que [o acordo] ele esteja pronto no início do ano que vem", afirmou nesta sexta-feira (14) o major-brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais. 

Após o fracasso da primeira tentativa em 2000 - que teve pontos questionados e não foi aprovado - o Ministério da Defesa brasileiro iniciou uma nova negociação no fim do ano passado. O compromisso previa área exclusiva para os americanos dentro do centro de lançamento e a possibilidade de transitarem com material pela área sem passar por inspeção do Exército brasileiro. Esses pontos foram eliminados do novo projeto, segundo o militar.

"Esse acerto de 2000 era muito desigual para o Brasil, com propostas impossíveis de serem atendidas. Fizemos um apanhado das críticas das comissões dentro do Congresso e ele foi modificado para se tornar mais palatável e ser aprovado pelos parlamentares. Os EUA flexibiizaram e [o documento] avançou significamente", disse. 

Família - Na próxima sexta-feira (21), no Multicenter Sebrae, o pastor Cláudio Duarte, da Igreja Batista Monte Horebe, profere a palestra A família pede socorro, voltada para casais que tenham interesse de receber orientação sobre como levar uma vida a dois de forma prazerosa e duradoura. Para receber essa orientação, o interessado paga R$ 50,00, ou seja, R$ 100 por casal e os convites estão a venda na bilheteira digital dos shopping centers da Ilha e Rio Anil shopping, loja do Rio Poty Hotel e Ousadia, no Centro. 

Geografia - Alunos do Ensino Médio da Escola Sesi Anna Adelaide Bello de São Luís conquistaram o 1º e 2 º lugar, na categoria escola particular, da Olimpíada Brasileira Geo-Brasil (OGB), competição voltada para promover o estudo das Ciências da Terra e de Geografia, além de estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas e o incentivo ao estudo e a interação entre os participantes. Em outubro participam na etapa nacional, em Brasília (DF). 

No I Pitch CDL, realizado quinta-feira (13), em São Luís, os

 palestrantes Marcelo Brasil (Potiguar), João Silva (Creative Pack) e 
Elizabeth Rodrigues (Dom Bosco) com o consultor Moacir Sidou 
Exposição - A marchand Silvânia Tamer reúne convidados na próxima quinta-feira (20), no São Luís Shopping, para a abertura, às 19h, da Exposição Guarás e a Natureza, que reúne quadros da artista plástica Naza, há trinta anos radicada nos Estados Unidos 

Inadimplência - Confirmando o que revelou a Federação do Comércio de São Paulo sobre o número de endividados em São Luís, que seriam mais de 60% e cerca de 30% já inadimplentes, gerente de concessionária de veículo informa que tem aumentado nos últimos meses a procura de veículo novo por parte de quem já tem um em uso. O problema é que boa parte não consegue crédito por estar na SPC e Serasa, e muitos por dívidas com o IPVA, ou seja, não conseguem pagar a licença para rodar com o atual e já estão pensando em um novo. 

Compliance - Na próxima quinta-feira (20), a partir das 18h, no Edifício Lagoa Corporate, a advogada Teresa Marques, estará proferindo a palestra Compliance e as micro e pequenas empresas, num evento promovido pela Associação das Mulheres Empreendedoras (AME) com apoio do escritório Ana Brandão Advogados (ao qual é palestrante é associada). Teresa é graduada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestranda em Direito Empresarial pela Universidade de Paris I - Sorbonne.

Nenhum comentário: