28 de set de 2018

Plantel de bovinos diminui no Brasil, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE

GIRO ECONÔMICO

O efetivo de bovinos no país, em 2017, foi de 214,9 milhões de cabeças, redução de 1,5% frente a 2016. O Centro-Oeste permaneceu na liderança entre as regiões, com 34,5% do total nacional. Mato Grosso teve a maior participação entre as unidades da federação (13,8% do efetivo nacional). Entre os municípios, São Félix do Xingu (PA), Corumbá (MS) e Ribas do Rio Pardo (MS) tiveram as maiores participações. Já a produção de leite totalizou 33,5 bilhões de litros, recuo de 0,5% em relação a 2016. Minas Gerais liderou, com 26,6% da produção nacional.

Entre os municípios, Castro (PR) foi o maior produtor. A produtividade, o número médio de litros de leite obtido no ano por cabeça, foi de 1.963 litros no país em 2017. O Sul (3.284 litros/cabeça) registrou a melhor média. Entre os municípios, Araras (SP), Carambeí (PR) e Castro (PR) registraram maior produtividade.

O total de galináceos foi de 1,4 bilhões de cabeças. Paraná (25,3%), São Paulo (14,0%) e Rio Grande do Sul (11,0%) tiveram as maiores participações. A produção nacional de ovos de galinha totalizou 4,2 bilhões de dúzias em 2017, 11,6% superior ao obtido em 2016. São Paulo (26,4%) e Paraná (9,6%) foram os maiores produtores. Já o efetivo de codornas foi de 15,5 milhões de cabeças, acréscimo de 12,0% frente a 2016.

Cursos - No mês de novembro os Cursos de Valorização Social do Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio) vão ensinar receitas de doces Bem Casados e suas variações para incrementar festas ou mesmo gerar a renda e técnicas de Saboaria Artesanal e Arte com Jornal. As inscrições podem ser feitas de 16 a 24 de outubro, na Sala de Técnicos do Sesc Deodoro, nos horários de 7h30 às 11h:30 e das 13h30 às 17h30. Os resultados serão divulgados dia 29 de outubro.

Aplicativo - A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) apresenta nesta sexta-feira (28) mais uma edição do projeto Empreendendo na Mesa. O encontro será na OAK Wine (Avenida dos Holandeses - Calhau), a partir das 12h30, com um bate-papo com Ilson Mateus Júnior, do Grupo Mateus, e Rômulo França, sobre o Niduu, aplicativo de treinamento corporativo gamificado, ou seja, que utiliza a dinâmica de jogos (games) para engajar seus usuários, solucionando problemas e otimizando o aprendizado.

Continua aberta à visita pública no São Luís Shopping Center,
no Espaço de Arte Silvânia Tamer (E), a exposição Guarás e a
Natureza da artista plástica Naza, há trinta anos radicada
nos Estados Unidos
Geladeiras - Moradores de Itapecuru-Mirim que pagam a Tarifa Social Baixa Renda de energia terão a oportunidade de trocar sua geladeira velha por uma nova, de baixo consumo. Ao todo 120 desses eletrodomésticos e para concorrer, os interessados devem se inscrever terça-feira (02 de outubro) na Praça da Biblioteca.

Moda - Empresários e profissionais dos setores de moda, têxtil e de confecção estarão reunidos dia 10 de outubro, no 1º Fórum da Indústria da Moda Senai, que será realizado na unidade Riachuelo do Senai CETIQT, no Rio de Janeiro (RJ). O evento vai promover a discussão sobre inovação e novos processos produtivos, apresentando ferramentas e soluções para problemas enfrentados pelas indústrias do segmento. O Maranhão será representado por Marielle Ferreira e Maria Josete Rodrigues, alunas do Curso de Vestuário do Senai.

Consignado - A Caixa Econômica está disponibilizando a seus clientes, desde quarta-feira (26), o crédito consignado com garantia dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com essa medida, a CEF pretende aumentar o volume de crédito direcionado a trabalhadores do setor privado, por meio da oferta de taxas mais competitivas aos tomadores de empréstimos. A determinação legal é de que a taxa máxima para a modalidade com garantia FGTS seja de 3,5% ao mês.



Nenhum comentário: