25 de out de 2018

Conab fiscaliza extrativistas maranhenses para comprovar operações subvencionadas da amêndoa de babaçu

GIRO ECONÔMICO

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) visitam até sexta-feira (26) 12 municípios maranhenses com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as operações de subvenção da amêndoa de babaçu concedidas pela Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). As visitas ocorrem nos municípios de Bacabal, Esperantinópolis, Governador Newton Bello, Joselândia, Matinha, Pedreiras, Poção de Pedras, Presidente Médici, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, Trizidela do Vale e Zé Doca. 

Do total de beneficiados, foram selecionados, por amostragem, 60 extrativistas para serem fiscalizados e caso seja encontrada alguma inconsistência nas inspeções, a Conab emite notificação para que o beneficiário apresente sua defesa. Caso confirmada, o extrativista ou sua associação/cooperativa não recebe a subvenção ou deverá devolver o recurso para a Companhia, se já houver recebido. 

Há também a possibilidade do beneficiário ser inserido no cadastro de inadimplentes, que o impede de participar de outro programa do governo federal. Em 2018, o valor recebido em subvenções da amêndoa de babaçu no Maranhão, até o início do mês de outubro, chegou a R$ 3,2 milhões.

Amazonas - O empresário Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus, está expandindo sua rede supermercadista e de atacarejo na região Norte. Nesta terça-feira (23), ele participou de uma negociação em Manaus (AM) com a direção de uma das maiores empresas de varejo do Amazonas, e teria batido o martelo para ser o novo controlado de mais esta empresa, o que fará dele um dos maiores da região, já que no vizinho Pará esta estabelecido em boa parte do estado, inclusive na capital, Belém (PA). 

Beleza - O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com inscrições abertas para formar profissionais que fazem um dos procedimentos de estética mais procurados pelas mulheres, a extensão de cílios. Os profissionais da área atendem, principalmente, aquelas que querem realçar sua beleza através de um olhar expressivo. Os participantes vão aprender a fazer aplicação correta de cílios sintéticos sobre os naturais; técnicas de assepsia dos cílios, bem como utilização de materiais para manuseio deles. 

O advogado Carlos Brissac (C) no momento em que chegava
à sede da OAB para o registro de sua chapa OAB de Verdade,
pela qual disputará a presidência da seccional da Ordem
na eleição de novembro
Oportunidade - A Legião da Boa Vontade (LBV) no mês de outubro estará recebendo currículos de pessoas com deficiência (PCD) para atuar nos mais diversos setores/funções em São Luís. Os interessados devem enviar currículos e laudo médico para o e-mail selecaorhce@lbv.org.br.

Prevenção - O Banco da Amazônia realizou em sua superintendência estadual, em São Luís, uma ação interna para lembrar a importância dos alertas do Outubro Rosa sobre prevenção e cura do câncer de mama. Coube à médica e professora de Medicina da UFMA Rachel Cossetti proferir a palestra “Outubro Rosa – Atitude, isso faz a diferença!” e tirar dúvidas dos presentes. A superintendente do banco, Patrícia Barbiero, disse que esse tipo de iniciativa faz parte da cultura da empresa na proteção de seus colaboradores. 

Confiança - O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 4 pontos de setembro para outubro, chegando a 86,1 pontos, em uma escala de zero a 200, patamar ainda baixo em termos históricos. A alta foi provocada pelo aumento da confiança em relação ao futuro, medida pelo Índice de Expectativas, que avançou 6,1 pontos e chegou a 99 (o patamar mais alto desde abril). Já a confiança no momento presente teve queda. O Índice da Situação Atual recuou 0,4 ponto e chegou a 71,9 pontos.

Nenhum comentário: