20 de out de 2018

Embrapa realiza dia de campo em São Raimundo das Mangabeiras para debater milho e feijão biofortificados

GIRO ECONÔMICO

A Embrapa Cocais realiza, segunda-feira (23), em São Raimundo das Mangabeiras, uk dia de campo sobre o cultivo de feijão-caupi BRS Aracê e milho biofortificado BRS 4104. Voltado para técnicos agrícolas, alunos e agricultores familiares, além de representantes de instituições locais e regionais, o evento terá palestras sobre “Feijão-caupi e o milho BRS 4104”, a ser proferida pelos professores Jean Magalhães da Silva e Clemerson Rodrigues Nunes, do IFMA; “Emprego seguro dos defensivos químicos”, por representante da Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR; “Projeto BioFORT visando à segurança alimentar e nutricional para o estado do Maranhão”, pela superintendente de articulação política da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Adelana Santos; “Panorama geral das ações de transferência de tecnologia para o estado do Maranhão”, pelo técnico da Embrapa Cocais José Soares Beserra Júnior; e “Importância do Ensino, Pesquisa e Extensão”, pelo professor do IFMA Jânio Fernandes e Silva.

O evento será das 08h às 12h, no campus do IFMA e vai apresentar atividades de transferência de tecnologia realizadas com os cultivos biofortificados no Maranhão 

Suzuki - Proprietários de veículos Suzuki 4x4 participam, neste sábado (20) e domingo (21), nos Lençóis Maranhenses, com partida de Barreirinhas, da oitava etapa do passeio off-road Suzuki Day, onde vão desfrutar de um fim de semana diferente, com aventura em trilhas e contemplando belas paisagens. O evento tem patrocínio de Axalta, Clarion, Mobil, Autoport – VIX, W.Truffi e Itaú. O percursos será de aproximadamente 70 quilômetros, até Caburé, onde haverá almoço e confraternização com receitas típicas da região. 

Motoristas - No documento “O Transporte Move o Brasil – Propostas da CNT aos Candidatos”, elaborado pela Confederação Nacional do Transporte, a entidade reivindica autorização para formar motoristas que desejam mudar de categoria de habilitação para tornarem-se profissionais. Atualmente, apenas os Centros de Formação de Condutores (CFCs) têm permissão para realizar o processo de formação, o que torna a mudança cara e, em alguns casos, inacessível, inviabilizando a entrada de novos condutores no mercado de trabalho. 

O superintendente do IEL-MA, Marco Moura e a coordenadora
de Desenolvimento Empresarial, Carreiras e Estágio do IEL,
Michelle Frota (D), com os agraciados com o Prêmio IEL de
Estágio 2018 Artur Cabral (Gasmar), Maria de Sousa Santos (Faculdade
Pitágoras), Jenilce Pavão Almeida (Cemp) e Emilly Martins (Gasmar)
Inflação - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, subiu 0,97% na segunda prévia de outubro. A taxa é inferior ao 1,34% da segunda prévia de setembro. O dado foi divulgado hoje (19), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Potiguar - Neste sábado (20), em sua loja da Cohama, a Potiguar realiza um workshop voltado para quem deseja aprender alguns procedimentos domésticos, como, por exemplo, eliminações de bolor que pode ser fatal para transmissão de doenças respiratórias (asma, bronquite, rinite, alergias etc), tornando-se um risco para toda a família, em especial idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas. O instrutor João Pinheiro vai ensinar como executar uma impermeabilização eficaz de pisos e paredes, com os produtos adequados. 

Comércio - O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,5% no mês de setembro na avaliação mensal dessazonalizada, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado dos 12 últimos meses, o indicador avançou 3,9% (outubro de 2017 até setembro de 2018 frente ao mesmo período do ano anterior). Já na avaliação contra setembro do ano anterior o varejo cresceu 2,7%.

Nenhum comentário: