4 de out de 2018

Instituto Euvaldo Lodi e Ministério da Educação realizam curso em Metodologias Ativas de Aprendizagem

GIRO ECONÔMICO

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), órgão do Sistema Fiema, em parceria com a Faculdade da Indústria, Instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, vai realizar em São Luís curso de especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem, que busca implantar a cultura da aprendizagem ativa, onde o professor não é um repetidor de conteúdo, mas um mediador e coparticipante no processo de aprendizagem do aluno. 

O público alvo são para professores, gestores e outros interessados em desenvolver competências e habilidades para atuar com metodologias ativas de aprendizagem. A turma será aberta em São Luís, com início previsto para o novembro e duração de XX meses, o curso é totalmente presencial. As aulas acontecem de 15 em 15 dias, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

As disciplinas trabalhadas são Didático Pedagógico; Gestão das Competências Educacionais; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Metodologias Ativas aplicadas à EAD e Gestão de Aprendizagem. O certificado de conclusão do curso será expedido pela Faculdade da Indústria.

Eleição - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de forças federais para 497 localidades, em 11 estados a fim de garantir o livre exercício do voto, mantendo a normalidade, tranquilidade e segurança domingo (07), dia das eleições, e garantir a apuração dos resultados. O estado que pediu mais apoio foi o Piauí, com 122 localidades. Em seguida, vêm Rio Grande do Norte (97), Maranhão (72), Rio de Janeiro (69), Pará (60), Amazonas (26), Mato Grosso (19), Tocantins (12), Acre (11), Ceará (5) e Mato Grosso do Sul (4). 

Enem - Os Correios começaram a encaminhar cerca de 11 milhões de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, previsto para acontecer nos dias 4 e 11 de novembro. Os Correios são responsáveis pela retirada do material da gráfica até a entrega nos locais de aplicação. A empresa também faz a logística reversa para a correção das provas. Durante o trajeto – são 8 mil rotas de transporte -, o material é escoltado por forças de segurança e o Exército fica responsável pela guarda temporária dos malotes. 

Votação - Faltam apenas três dias para o encontro dos brasileiros com as urnas. No Maranhão, seis candidatos disputam o Governo do Estado e onze buscam vaga no Senado, além de dezenas de candidatos a deputado estadual e federal. 

Propaganda - A partir desta sexta-feira (05), as emissoras de rádio e televisão estão desobrigadas de exibir a propaganda eleitoral do primeiro turno das eleições 2018, com a exibição de programas de candidatos a presidente da República e deputado federal. Os últimos programas dos candidatos a senador, deputado estadual e distrital foram apresentados nesta quarta-feira (03). Foram 35 dias de propaganda eleitoral gratuita, o mais curto de todas as campanhas, por isto muitos candidatos não conseguiram se comunicar com os eleitores. 

Crianças - O Parque Botânico oferece, dia 16, uma oficina de brinquedo ecológico para marcar as celebrações em torno do Dia da Criança. A matéria prima que será utilizada é a latinha, que será reaproveitada e transformada em brinquedo. Para participar é necessário agendamento pelo telefone 3218 6245. Para os adultos, haverá oficina de bonsai, pela qual é possível conhecer os primeiros passos para se formar um bonsai a partir de uma muda, além dos cuidados básicos para a manutenção da planta.

Nenhum comentário: